,

Opinião pessoal e preconceito são coisas diferentes. Denuncie os crimes de ódio na internet!


Nos últimos tempos temos acompanhado na internet, sobretudo nas redes sociais uma fantástica liberdade de expressão e facilidade de comunicação. Este certamente é um fenômeno que não havíamos contemplado antes.

Muito embora essa ‘facilitação’ da comunicação tenha facilitado muito para os ativistas políticos e sociais, essa mesma brecha vem sendo utilizada para a disseminação de preconceitos de todos os tipos.
Ao mesmo tempo que os ativistas vêm utilizando as redes para semear ideias novas, grupos de ódio utilizam da mesmas ferramentas, argumentando ‘liberdade de expressão’.  Precisamos ter clareza sobre o que é livre expressão e manifestação do pensamento e o que é disseminação de ódio.
Segundo a Constituição Brasileira, somos todos iguais, independente da cor, origem, sexo, identidade de gênero, idade ou religião. Mas sabemos que esses aspectos não são respeitados na sua totalidade.

Apesar da constituição nos  proporcionar essa igualdade, os nossos direitos não vem sedo respeitados, por isso mesmo existem as diversas frentes de luta: mulheres, negr@s, indígenas, LGBTTTs, etc...

No entanto, esse ‘fenômeno’, trouxe a tona intolerâncias explicitas nos diversos meios de comunicação, profundamente debatidos nas redes sociais. Temos como exemplo as declarações do Deputado Jair Bolsonaro em um programa de tv. Após negar as declarações, o deputado foi levado (por esse motivo e tantos outros) diversas vezes pela Comissão de Ética, por homofobia, sexismo e racismo.

Outro que se aproveitou para disseminar seu ódio, foi o grupo que alimentava o Blog Silvio Koerich. O autor inicial propagou a ideia, mas por ser investigado pelo massacre do Realengo, desistiu do blog, mas um grupo de ‘mascus’ (como eles se auto proclamam) foi descoberto e preso por sexismo.

Mais recente, foi a punição da estudante de direito, que durante as eleições de 2010 foi processada pela OAB por ofensa a nordestinos no twitter. Nos últimos dias ela foi julgada e condenada por crime de ódio, além de sofrer sérias retaliações profissionais.

Se você perceber nas redes sociais, nos blogs que acompanha, em sites diverso, não divulgue: DENUNCIE!

Policia federal: http://www.dpf.gov.br/simba/fale-conosco/denuncias





Letícia P. Maria é militante do Movimento Contestação, filiada ao campo Fortalecer o PSOL, Historiadora e mestranda em Ciências Sociais.

2 comentários:

  1. Enfim um raciocínio inteligente sobre essas barbaridade da internetE!

    Barbara Pansera

    ResponderExcluir
  2. Isso ai Bárbara!
    Chega de ficar respondendo trolls no face. Se é preconceito, é sexista, se é racista, homofóbico ou se lá o quê, temos que denunciar!
    Precisamos também nos preservar dessas coisas!

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação