É Primavera UFRGS - Vamos colorir a UFRGS que queremos!

Para que todos saibam e conheçam a Chapa para o DCE da UFRGS que o Movimento Contestação faz parte!!!!

Veja as nossas propostas no material!!!




Open publication - Free publishing - More dce ufrgs


A Primavera é agora!

Olá, colegas. Vivemos um ano muito especial na UFRGS, no Brasil e no planeta. Ano de revoluções democráticas no mundo árabe, queda de ditaduras, mobilização de milhões de jovens em todos os cantos por democracia real e melhores condições de vida.


Apresentamos a chapa 1 “É Primavera! Colorir a UFRGS que queremos”. Somos a chapa mais representativa que disputa as eleições do DCE, que representa a força da unidade da esquerda. Juntos estamos comprometidos com uma UFRGS Pública, Popular e colorida em 2012.
No fim da primavera de 2010, o movimento estudantil da UFRGS reconquistou o DCE em vitória inesquecível. Unificamos nossas forças para mudar o DCE, aparelhado por partidos conservadores e corruptos como o PSDB de Yeda, o PP do escândalo do DETRAN e do Natal-Luz de Gramado e pelo PMDB de Sarney. Infelizmente, até agora, um anos depois, o chamado “DCE Livre” não prestou contas de um centavo!

Tivemos um 2011 muito ativo na UFRGS. A gestão “UFRGS Pública e Popular” levou adiante muitas pautas. Primeiro, reconstruímos o diálogo entre o DCE e os CAs e DAs, representantes dos cursos. Promovemos muitas atividades de integração, como festas na sede do Centro, festas das Calouradas – sendo a do segundo semestre com o Tonho Crocco, jogos sedentários com disputas memoráveis no xadrez, sinuca, pebolim e truco, além da volta da Copa DCE de futsal.

Editamos duas edições do Contramola, o jornal do DCE. Através dele levamos para toda a UFRGS nossas duas principais campanhas do ano em defesa do direito dos estudantes. A primeira pelo aumento das bolsas para “450 já”. A outra por “+ Segurança, + Infraestrutura” como resposta à insegurança nos campus e pela necessidade de ampliar os RUs, bibliotecas, salas de aula, prédios e laboratórios.

Estivemos em várias mobilizações neste ano. Construímos ativamente, com muitos colegas da UFRGS, ato público no Palácio Piratini em defesa da Educação Gaúcha. Em agosto promovemos a maior passeata em solidariedade aos estudantes chilenos agredidos e presos, que lutam há 5 meses por Educação gratuita em seu país, em que entregamos ao Cônsul do Chile em Porto Alegre uma carta de repúdio as medidas repressivas do governo Piñera. Fomos recebidos pelo Ministro da Educação e apresentamos nossa reivindicação pelos 10% do PIB para Educação já!

Organizamos o V Congresso de Estudantes da UFRGS, o maior realizado até aqui. Mais de 250 colegas da UFRGS representaram os seus cursos e elaboraram uma extensa lista de reivindicações. Apresentamos ao Reitor dia 18 de outubro. Sabemos que a realização delas depende da nossa mobilização. As propostas da nossa chapa são as que o V Congresso aprovou, ou seja, são medidas que melhoram a vida de todos os colegas.

Somos indignados com o aumento do salários dos deputados, com a corrupção e a impunidade, e com os cortes de verba para Educação. Estamos ligados ao mundo novo que está nascendo nas praças do mundo todo. Acampamos na Praça da Matriz no dia 15 de outubro e somos os “99%” da população, como dizem os jovens dos EUA que ocupam Wall Street. Queremos um mundo, uma política, uma economia e uma UFRGS voltada para a maioria das pessoas. Vem com a gente fazer a primavera gaúcha!



Veja mais coisas em nosso blog: http://primaveraufrgs.blogspot.com/

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação