Milhares de chilenos marcham por uma melhor educação

Manifestação aconteceu neste domingo (21), em Santiago.
Estudantes reivindicam educação de qualidade e gratuita.


Milhares de estudantes e seus parentes marcharam e se reuniram em um grande evento artístico neste domingo (21), em Santiago, como parte de protestos que começaram há três meses por uma educação de qualidade no Chile
.

Estudantes chilenos formam a palavra 'educação' durante protesto em Santiago (Foto: José Luis Saavedra/Reuters)Estudantes formam a palavra 'educação' durante protesto em Santiago (Foto: José Luis Saavedra/Reuters)
A mobilização foi dividida em duas marchas que saíram de diferentes pontos da capital chilena, nas quais estudantes ao lado de seus familiares e professores exigiram uma educação de qualidade, gratuita e que ponha fim ao lucro nas universidades.
As colunas de manifestantes se encontraram no Parque O'Higgins, onde foi realizado um grande evento artístico chamado ‘Domingo familiar pela educação’.
Estudantes, parentes e professores pedem uma educação melhor e gratuita. (Foto: Luis Hidalgo/AP)Estudantes, parentes e professores pedem uma educação melhor e gratuita. (Foto: Luis Hidalgo/AP)
"Estamos muito felizes porque acreditamos que através da cultura estamos chegando a mais chilenos e isso também é a demonstração de que o movimento estudantil amadureceu bastante e que, apesar de todas as críticas, ele avançou", disse o líder estudantil Camilo Vallesteros à imprensa local.
Outro grupo de cerca de 400 estudantes iniciou neste domingo uma marcha de 120 km até o Congresso, localizado na cidade de Valparaíso, como parte dos protestos estudantis.
As marchas deste domingo são uma prévia da paralisação nacional convocada para 24 e 25 de agosto pela Central Unitária dos Trabalhadores (CUT), a maior associação sindical do país, que terá a participação dos estudantes.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/milhares-de-chilenos-marcham-por-uma-melhor-educacao.html


0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação