Na minha casa tem goteira e tem cupim...



*Por Gabriela Rosa

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU), apoiados por diversos Diretórios Acadêmicos e pelo Diretório Central dos Estudantes, realizaram uma manifestação na manhã de hoje (28/04) em frente à Secretaria de Assistência Estudantil da UFRGS (SAE).


Além dos problemas estruturais da Casa, como infiltrações, falta de segurança contra incêndio, quantidade insuficiente de pias e fogões, os manifestantes reclamam dos inúmeros atos desrespeitos promovidos pela SAE.  Os estudantes alegam que têm suas vidas privadas vigiadas, que a secretaria não respeita as lideranças da casa e que, para agravar ainda mais essa situação, a SAE está impondo um novo regimento interno para a CEU.

Este novo regimento, além de ter sido elaborado sem a participação dos estudantes, é um retrocesso no que tange a gestão da casa. Se aprovado, a CEU não possuirá um conselho gestor com participação dos moradores. Tirando o direito dos alunos de, de forma representativa, deliberarem sobre questões de sua própria moradia.

Além disso, seria retirado o direito dos pós-graduandos de morarem na casa. Isso demonstra uma postura contraditória da Administração da universidade de não incentivo à continuidade dos estudos. Sem falar nos moralismos previstos no antiquado regimento que proíbe os moradores de andar sem camisa e tomar bebidas alcoólicas nas dependências da CEU.



Foi proibida a entrada dos alunos no prédio PÚBLICO da Universidade. Mas com muita música, espera, pressão e insistência, o Secretário de Assistência Estudantil, Edilson Nabarro, resolveu sair para conversar com os estudantes. Recebeu as reivindicações, mas não se comprometeu com nada. Disse não estar impondo esse novo regimento, mas também não quis saber do regimento elaborado e proposto pelos moradores da casa(veja aqui). Os estudantes vão precisar continuar as mobilizações.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação