Exposição sobre Direitos Humanos no Museu da UFRGS




Imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil. Com curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição Direitos Humanos, imagens do Brasil, terá sua abertura em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, nesta segunda-feira (15), às 19h, para convidados e fica em cartaz até 16 de setembro.
Inaugurada em Belo Horizonte, no dia internacional da luta pelos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2010, a mostra é fruto do livro homônimo, lançado na mesma ocasião, com apresentação do então Ministro da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. Já esteve também no Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Curitiba, Brasília, Recife e ainda percorrerá três cidades brasileiras.
Imagens históricas
O volume conta com dois ensaios curtos e 156 imagens históricas. A exposição apresenta 60 imagens do livro ampliadas e contextualizadas através da história. Segundo Vannuchi, tanto a mostra quanto o livro buscam “fortalecer o chamado Direito à Memória e à Verdade, seja no Brasil, seja em países vizinhos que viveram como nós, entre os anos 1960 e 1980, graves interrupções da vida institucional, com a instalação de ditaduras mantidas à custa do terror de Estado, da censura e da intolerância”.
SERVIÇO: Exposição Direitos humanos, imagens do BrasilLocal: Universidade Federal do Rio Grande do SulAvenida Oswaldo Aranha, 277 – Campus Centro.Porto Alegre/RSAbertura: 15 de Agosto de 2011 às 19hVisitação: 16 de Agosto a 16 de Setembro de 2011
Segunda a Sexta das 9 às 18h
Agendamento de visitas guiadas (51) 3308-4022www.museu.ufrgs.br – museu@museu.ufrgs.brClassificação: 10 anos.
Entrada franca
http://rsurgente.opsblog.org/2011/08/15/exposicao-na-ufrgs-conta-historia-dos-direitos-humanos-no-brasil/

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação