A discriminação como prática cotidiana

2 fevereiro 2011


Reportagem da edição desta quarta-feira do Jornal Hojemostrou um morador de rua covardemente agredido por alguns criminosos na cidade de Lindóia, interior de São Paulo. O homem foi espancado, laçado e amarrado a um poste. A matéria limitou-se a mostrar as imagens das agressões e a entrevistar um psiquiatra da PUC-Campinas, Geraldo Ballone, que atribuiu o ato à “própria natureza do ser humano”. Na outra ponta do dia, o Jornal da Globo apresentou reportagem sobre dezenas de pessoas exploradas sexualmente e enviadas para fora do país. O crime é “tráfico de pessoas”, mas o Jornal da Globo falou todo o tempo em “tráfico de travestis”.

É dessa forma, naturalizando ou reforçando os preconceitos, que a grande mídia brasileira faz de seu dia a dia um constante fortalecimento da intolerância: criminalizando a pobreza e os movimentos sociais, animalizando as diferenças de gênero, reproduzindo os preconceitos raciais.
O discurso ideológico da ascensão social pelo esforço pessoal é mais um elemento a contribuir irremediavelmente para a intolerância e a discriminação. Afinal de contas, seguindo a lógica desse discurso, o pobre é pobre porque quer, e a inferioriorização social de negros, homossexuais, mulheres e usuários de drogas é culpa deles próprios. E chegamos então aos movimentos sociais, pintados como violentos e violadores de uma ordem “justa”.
São raros, por sua vez, os casos em que essa mesma mídia contextualiza a questão, mostrando que a intolerância é generalizada, são raros os casos em que busca criar uma nova consciência, são raros os casos em que defende os oprimidos, os discriminados, contra os agressores.
Aqui no Jornalismo B, por exemplo, tratamos constantemente de casos em que a mídia oligárquica brasileira pratica e, como reprodutora e criadora de discurso, alimenta a intolerância e o preconceito. Abaixo, apenas alguns dos exemplos:
Criminalização da pobreza:
Criminalização dos movimentos sociais:

Criminalização dos usuários de drogas:

Machismo:

Desrespeito às diferenças culturais:

Homofobia:
Postado por Alexandre Haubrich

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação