UFRGS - Comissão Eleitoral garante continuidade do processo eleitoral do DCE

A Comissão responsável pelo processo eleitoral para o DCE da UFRGS e Representações Discentes esclarece à comunidade universitária e ao público em geral que:
Seguimos o cronograma de abertura de urnas previamente acordados com o CPD, em reunião da administração central (que disponibilizou a infraestrutura) com a Comissão Eleitoral. A reunião foi amplamente noticiada pelo site da Universidade.
Esclarecemos que a abertura de urnas eletrônicas tem sido feitas por membros da comissão eleitoral, indicados pelos seus centros acadêmicos, na forma do estatuto do DCE, todos igualmente habilitados a abrir urnas nas unidades. Os votos são computados diretamente no CPD, e a identificação do votante colhida pelo mesário. Trata-se do mesmo método de votação usado na consulta para reitor, um sistema seguro, confiável e auditável.
Repudiamos a tentativa de uma minoria dos membros da Comissão Eleitoral de confundir os alunos e sabotar o pleito.
Sem o conhecimento e a obediência das regras do jogo não há democracia. Num processo democrático, é imperativo que se obedeça aos procedimentos previamente definidos, e que os mesmos sejam de conhecimento de todos os interessados. Repudiamos portanto a tentativa de membros da comissão e do seu ex-presidente, primeiro de retardar a definição do processo e segundo não só de confundir os interessados como de suspender o processo.
A tentativa de sabotar a qualquer preço o processo chegou ao cúmulo do absurdo quando o integrante da Comissão Eleitoral Cleber Machado retirou indevidamente duas listas de votação, incluindo de sua unidade, o instituto de informática e da Faculdade de Educação, num dramático incidente que acabou com vidros quebrados e diversas meninas machucadas.

Não reconhecemos a suposta expulsão de mais da metade dos membros mencionada pelo ex-presidente da Comissão, decisão tomada de ofício por um único membro, sem que houvesse reunião previamente convocada para isso, sem direito ao contraditório e à ampla defesa.
Com a quantidade de urnas abertas até hoje e com o sistema de votação adotado, temos certeza que o processo eleitoral será liso e incontestável. As urnas dirão a vontade da maioria dos estudantes. Cabe à Comissão Eleitoral apenas curvar-se à vontade popular.
Confira a lista dos votantes, previamente divulgada no site da UFRGS: http://migre.me/2rOqK
Confira os locais de votação, previamente definidos e divulgados: http://migre.me/2rOTj
Confira os percentuais de votação: http://migre.me/2rQMs
Assinam esse esclarecimento,

Kátia Carolina Meurer Azambuja (CECS, presidente da Comissão)
Sérgio Menna (CEUE, secretário)
Raquel Mattos (DACOM)
Marcus Rocha (CECS, suplente)
Fernanda Vallada (DAECA)
Carlos Alberto Fazenda Junior (DAEFi)
Eduardo Peruzzo (CHIST)

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação