,

Movimento Contestação faz parte dessa luta pela Eliminação da Discriminação Racial!


Hoje, 21 de março dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, nós, do Movimento Contestação não poderíamos ficar de fora dessa blogagem.







Como coletivo e organização política de juventude, estamos atentos aos recentes acontecimentos envolvendo violência e envolvendo a população – sobretudo a juventude – negra.

“Em memória aos militantes negros que morreram lutando, essa data foi instituída pela ONU. Essa data, como outras lembradas pelo Movimento Negro não é mais uma data festiva, muito pelo contrário: com a instituição dessa data, temos no calendário um dia garantido, com a atenção voltada às lutas dos povos negros contra a opressão e a discriminação racial.- em Blogueiras Negras

As Blogueiras Feministas listaram alguns dos casos mais recentes – que apareceram na mídia – de racismo.


Além disso, o recente extermínio que a juventude negra vem sofrendo é evidente.

Como coletivo, estamos comprometidos com a proposta do dia de hoje.
Para quem não conhece, o movimento trabalha com o Projeto “UniversidadePública, tô dentro”, que terá o seu lançamento oficial na terça-feira, dia 26de março, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto é voltado para a formação de multiplicadores e estímulo para que os estudantes de escola pública de Porto Alegre preste vestibular e acessem a universidade através do programa de cotas.
Defendemos que o acesso a universidade  é direito, e não deve ser privilégio de poucos: a universidade deve ser acessada justamente por aqueles que historicamente sofrem com a exclusão social e com a discriminação racial.

Nesse dia de memória e luta, convidamos a todos a conhecer o projeto “UniversidadePública, tô dentro”, uma das frentes mais importantes do movimento, que luta pela juventude e pela eliminação de todas as formas de discriminação.

Universidade pública e de qualidade para a juventude!
Universidade pública e de qualidade garantida para a juventude negra!






Texto de Letícia Maria
Mestranda em Ciências Sociais e militante do Movimento Contestação.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação