Marcha de alunos e servidores da Ufrgs afeta trânsito na Capital


Cerca de 600 pessoas partiram da reitoria da universidade até o Paço Municipal

Marcha de alunos e servidores da Ufrgs afeta trânsito na Capital <br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion
Marcha de alunos e servidores da Ufrgs afeta trânsito na Capital
Crédito: Pedro Revillion
Aproximadamente 600 servidores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) fizeram uma caminhada da reitoria, na rua Paulo Gama, até o Paço Municipal, nesta quarta-feira, onde se encontraram com os municipários da Saúde que estão em greve. O grupo pede aumento salarial para os servidores e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. A caminhada complica o trânsito nas ruas do Centro, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Cerca de 50 estudantes dormiram na reitoria da universidade, invadida na terça-feira. Os técnico-administrativos da Ufrgs e de outras 50 universidades federais de todo o Brasil entraram em greve há mais de 80 dias, pleiteando reajuste. O governo federal acenou com a possibilidade de oferecer um índice, nesta quinta-feira.

De acordo com a coordenadora da Associação de Servidores Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Assufrgs), Bernadete Menezes, os professores fecharam acordo prevendo aumento de cerca de 4%, mas os servidores descartam um reajuste tão baixo.

O piso salarial da categoria é de R$ 1.034, o menor do serviço público federal. Os técnicos exigem piso de três salários mínimos, o equivalente a R$ 1.635. Além disso, os grevistas reclamam do descumprimento de um acordo de greve, firmado em 2007 e ainda não atendido pelo governo.

Em Brasília, a União Nacional dos Estudantes (UNE) também promove uma manifestação para defender investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mais assistência estudantil e a melhoria das escolas e de todos os níveis de ensino.


0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação