Movimento negro exige investigação sobre morte de Isabel Machado - Advogada Lutadora Presidente da OAB/RJ Lutadora pela Igualdade Racial


Isabel Cristina Machado, de 44 anos, estava em casa com o namorado quando foi surpreendida por dois homens armados.
Às vésperas do carnaval, o assassinato da advogada criminalista e presidente da OAB-RJ seção Cabo Frio, Isabel Machado, em sua residência, na última sexta-feira (17), causou revolta nos meios jurídicos, sociais, movimento negro e de mulheres, no Brasil e no exterior. Isabel foi morta a tiros, dentro de casa — ao lado de seu namorado que escapou ileso — por dois pistoleiros que a executaram friamente.
O crime que está com a investigação a cargo da 126ª Delegacia de Cabo Frio, não tem até o momento nenhum esclarecimento ou motivo aparente. O superintendente da Supir (Superintendência de Igualdade Racial, Órgão da Secretaria de Assistência Social do RJ), Marcelo Dias e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros RJ(Cedine), Paulo Roberto dos Santos, entraram em contato com a chefe de Polícia, Marta Rocha, solicitando audiência ainda durante o carnaval para que haja esclarecimentos e apuração rápida do caso.
O advogado José Carlos de Oliveira resumiu o sentimento pela morte Isabel e conclamou entidades a participarem de mobilizações para a solução do caso. “Em respeito à memória desta mulher negra, advogada, guerreira e militante do movimento negro Dra. Isabel, sugiro aos companheiros e companheiras da CIR OAB/ Cabo Frio, CIR OAB/ RJ, Supir, Cedine, Comdedine, Ceperj, Cojira, Iara e demais entidades do Movimento Negro, que estas providências sejam tomadas imediatamente. Não há necessidade de esperar terminar o carnaval. Devemos começar Já! Quem pode participar deste mutirão? Quem pode contribuir de alguma forma para o êxito de nossas pretensões. O momento é união e luta do Movimento Negro e todas as CIR OAB do Estado do Rio de Janeiro”.
Fonte: Mamapress e Andradetalis (Afrorkut)
___


A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção do Rio, divulgou Nota Pública em que garante que não medirá esforços para fazer cessar práticas desumanas de execução sumária daqueles que se dedicam à defesa dos Direitos Humanos e zelará para que situações como o assassinato da advogada Isabel Cristina Santos Machado - executada na semana passada dentro de sua própria casa - seja apuradas e os responsáveis pelo crime punidos.

Segundo o presidente da OAB/Rio, Wadih Nemer Damous Filho, que assina a Nota junto com o Presidente da Comissão de Igualdade Racial, o ex-deputado Marcelo Dias, o crime “não intimidará a atuação do Estado brasileiro e de toda a sociedade no combate ao crime organizado no país e ao combate sistemático da violência contra a mulher e ao racismo em nosso país”.

Leia, na íntegra a Nota da OAB/Rio

A Ordem dos Advogados do Brasil e a Comissão de Igualdade Racial ( CIR/OAB-RJ), se sensibilizam com a morte da Advogada Isabel Cristina Santos Machado, assassinada dentro de sua casa, dia 17/02, Sexta-Feira, em Cabo Frio , Rio de Janeiro.
A Dra. Isabel Cristina Santos Machado, que sempre se orgulhou de carregar a marca de guerreira Advogada -mulher – negra como prova em seu mister profissional, sendo um exemplo do cumprimento de seu papel e função social, prerrogativa concedida pela Constituição Federal à Administração da Justiça, na defesa de seus assistidos e também membro do movimento negro .
Esse crime não intimidará a atuação do Estado brasileiro e de toda a sociedade no combate ao crime organizado no país e ao combate sistemático da violência contra a mulher e ao racismo em nosso país. Trata-se de mais uma afronta ao Estado Democrático de Direito e mais um ataque a defensores de Direitos Humanos no Brasil. 
A Ordem dos Advogados do Brasil e a Comissão de Igualdade Racial ( CIR/OAB-RJ), não medirão esforços para fazer cessar práticas desumanas de execução sumária daqueles que se dedicam à defesa dos Direitos Humanos e zelará para que situações como esta sejam investigadas de forma célere e efetiva … Que os assassinos sejam severamente punidos com o rigor da Lei!
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro e a Comissão de Igualdade Racial, na pessoa dos amigos e membros consternados, repudia tal barbárie, se solidariza com seus familiares enlutados.


Rio de Janeiro, 23 de Fevereiro de 2012.WADIH NEMER DAMOUS FILHOPresidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado do Rio de JaneiroMARCELO DIASPresidente da Comissão de Igualdade Racial – Seção do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: Afropress.com - Agência de Informação Multiétnica

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação