Zacher é eleito presidente da Câmara em meio a protestos

Vereadores da Capital elegeram hoje Mesa Diretora da Casa


Manifestantes e seguranças entraram em confronto durante a votação da Mesa Diretora. Veja fotos
Crédito: Jonathan Heckler / CMPA / CP 

Mauro Zacher (PDT) foi eleito nesta segunda-feira presidente da Câmara dos Vereadores para 2012 em sessão extraordinária, marcada por protestos. A eleição foi de 33 votos a favor e dois contra. Após a divulgação do resultado, o plenário foi invadido por manifestantes contrários ao nome do vereador. A sessão foi interrompida no final da manhã e retomada por volta das 14h.

Além do presidente, foram eleitos os integrantes da Mesa Diretora. Para vice-presidente, foi escolhido por unanimidade o vereador Haroldo de Souza (PMDB). A 2ª vice-presidência será ocupada pela vereadora Fernanda Melchionna (PSol) e o cargo de primeiro secretário ficou com o vereador Carlos Todeschini (PT). A segunda secretaria será ocupada pelo vereador Airto Ferronato (PSB) e a terceira secretaria, pelo vereador João Carlos Nedel (PP).

Zacher é alvo de críticas de membros das juventudes do PT e do PSol e de alunos da PUCRS. A maior parte dos manifestantes contrários é formada por estudantes da PUCRS. Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade em 1997, o vereador é criticado por alunos de oposição à atual gestão do diretório acadêmico, que desde a década de 1990 seria ligada ao PDT.

Durante a votação, a sessão chegou a ser interrompida pelo menos três vezes e a presidente da Casa, Sofia Cavedon (PT), pediu aos seguranças que dividissem os grupos – a favor e contra Zacher – nos dois lados do plenário.

Um acordo feito em 2008 garante o rodízio da Mesa Diretora e das comissões entre os partidos com maior bancada. Pedro Ruas (PSol) usou a palavra para criticar o rateio dos cargos já que, segundo o vereador, o partido foi o único que não participou do acordo.

Sessão extraordinária foi marcada por protestos de estudantes | Foto: Bruno Alencastro

Gabinete de Zacher foi arrombado no domingo

O gabinete do vereador Mauro Zacher foi arrombado nesse domingo. De acordo com ele, foram levados dois notebooks e documentos. Nesta segunda-feira, a perícia faz levantamento sobre o material furtado e tenta coletar evidências como impressões digitais que levem aos autores do crime. Também serão analisadas as imagens do circuito interno da Casa.

O vereador descartou que o crime tenha relação com a eleição da Mesa Diretora da Câmara. “Eu não acredito que tenha sido crime político, até porque a Câmara passou por situação semelhante há poucas semanas”, declarou o vereador, referindo-se ao arrombamento das instalações da Comissão de Educação, em novembro.

Futuro presidente da Câmara teria usado Facebook durante sessão

Circula pela internet um vídeo em que o vereador Mauro Zacher (PDT) é flagrado usando o Facebook durante a sessão de 29 de agosto, quando a Mesa Diretora aumentou os salários dos parlamentares para R$ 14,8 mil. Sobre o vídeo, Zacher explicou: “Não era nenhuma sessão importante, talvez tenha sido em algum momento em que não tivéssemos ordem do dia. Têm sido importantes as redes sociais. Eu evito usar em plenário, mas deve ter sido em algum momento importante, respondendo o questionamento de algum eleitor. Mas não foi em nenhum momento de votação importante. Se alguém está falando isso está faltando com a verdade”.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação