Aos chatos necessários

Muito se fala sobre o movimento estudantil. Se ele pauta as questões estudantis, é internista; se pauta a política geral, é partidário ou oportunista. É difícil fazer movimento estudantil sem ser taxado de aspirante a político, chato ou “rebelde sem causa”. Fácil é criticar sem construir nada.
.
Como nos rotularão inevitavelmente, queremos ser os chatos, os “chatos necessários”, como um certo catedrático falou. Os chatos que vão pra rua protestar, mas que têm o que dizer. Os chatos que estão no movimento, que sabem as agruras enfrentadas pelo povo (e muito de nós, diga-se de passagem, sentem na pele essas agruras). Os chatos que não se isolam na universidade, que não esquecem que ela é uma engrenagem de uma sociedade autodestrutiva e opressora.
.
Acreditamos no ser humano: somos socialistas. E, consequentemente, acreditamos na educação.
.
Tudo isso para dizer que em nossa busca constante por alinhar discurso à prática, estamos realizando mais uma atividade de formação. A megalomania (querer abarcar tantos temas grandiosos em tão pouco tempo) justificamos tomando emprestadas palavras do mais sensível dos uruguaios, Eduardo Galeano:
.
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para caminhar".
.

.
Levante e Conteste você também.
Faça parte desse movimento!!!
.
O quê? Seminário Levante/Contestação
.
Quando? 30 de agosto, Domingo
.
Onde? UGEIRM, R. Lobo da Costa Nº 480, próximo ao Colégio Julinho
.
Por quê?
9h às 10h – Análise de conjuntura na ótica Marxista
(Universidade, educação, comunicação, saúde, etc) por Mário San Segundo

10 às 11h30 – A Universidade pública e suas lutas, com professor Carlos Schimit (Shimitão). Discussão do texto Políticas de Estado e Políticas de Educação Superior na Brasil: alguns sinais marcantes de dependência

11h30 às 11h45 – Intervalo / lanche

11h45 às 12h30 – Conjuntura estadual - Fora Yeda! IMPEACHMENT JÁ!
Com Neiva Inês Lazarotto (2ª Vice-presidente do CPERS/ Sindicato)

12h30 às 13h - Almoço coletivo

13h às 14h30 – A Saúde e suas lutas, conversa com o médico sanitarista Lúcio Barcelos

14h30 às 16h – Conferência Nacional de Comunicação
e a democratização da mídia
16h às 18 horas - Planejamento do semestre
.
Mesas e alimentação serão gratuitos
Contato: Ana Paula Madruga (UFRGS) - (51)91812533 ou pelos e-mails movimentocontestacao@gmail.com e aline.rodz@gmail.com

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação