A retomada do segundo semestre na UFRGS

  É com grande satisfação que o Diretório Central dos Estudantes dá as boas-vindas aos novos calouros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O início do segundo semestre nos reserva, mais uma vez, grandes atividades, que vem com o intuito de levantar discussões acerca de assuntos que, por vezes, não são abordados no cotidiano do ensino universitário. As já conhecidas “Calouradas e Jornadas Culturais” são espaços culturais e de estímulo ao debate, organizados pelo DCE juntos aos diretórios acadêmicos, para fomentar a troca de conhecimento entre os estudantes, professores e os palestrantes convidados. Dividida em mesas de discussão, as “Calouradas” desse semestre colocará os estudantes em contato com importantes temas da atualidade: a luta por democracia real, a garantia de um Sistema Único de Saúde (SUS) público e de qualidade, a importância da liberdade de expressão, o combate ao racismo e à homofobia.


            Além disso, o Congresso de Estudantes da UFRGS, a retomada da campanha dos bolsistas por um salário mais digno (mínimo de R$ 450), mais segurança e Infraestrutura, a luta pela janta no restaurante universitário da ESEF, a campanha pela paridade nos Conselhos da Universidade e nas eleições para Reitor são outras pautas que estarão presentes no dia-a-dia dos próximos meses da universidade.
            Todas essas demandas mostram que, apesar da UFRGS estar no patamar da terceira melhor universidade da América Latina, muito ainda tem que ser conquistado para que esse índice se comprove no cotidiano das aulas, dos cursos e dos estudantes. Há ainda muita falta de infra-estrutura e qualidade. Não há livros suficientes nas bibliotecas, há pouquíssimo concurso público para professores, falta de materiais/equipamentos de uso diário de alguns cursos e escassa organização em muitos cursos noturnos.
            Com tudo isso, queremos convidar os novos estudantes da UFRGS a fazer parte do movimento estudantil e a construir junto a nós uma nova universidade, que tenha um ensino com mais qualidade e que seja, de fato, pública e popular.

            Desde o início de junho, os servidores técnicos-administrativos da UFRGS aderiram à greve nacional das universidades federais. Por isso, todas as bibliotecas da UFRGS estão trabalhando com uma carga horária reduzida, mas que, de forma alguma, compromete o acesso dos estudantes aos livros. O DCE da UFRGS reforça o apoio que vem dando aos servidores, que estão lutando por um reajuste salarial, pedindo a compreensão dos calouros com essa questão. Além disso, lembramos que alguns restaurantes universitários ainda estão fechados, como o RU do Campus Saúde, que reabre na terça-feira, dia 09.  Os RUs do Campus do Vale, da Faculdade de Agronomia e da ESEF reabrem nesta segunda-feira, dia 08. O Restaurante Universitário do Campus Centro já está funcionando normalmente desde o dia 25 de julho.
Mais informações sobre os horários das bibliotecas: http://www.biblioteca.ufrgs.br/SBU_MAR_2011.pdf
Bom trote! Bom início das aulas!
Participe também do trote solidário!

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação