Mulheres Negras, cadê?

Há dois anos pesquiso sobre imprensa feminina e feminismos. Encontrar as Blogueiras Feministas foi um achado. É com entusiasmo que recebo as centenas de emails diariamente sobre os mais variados assuntos. Sempre que posso, leio e comento as mensagens e os posts do blog. Aprendo muita coisa bacana aqui.
Contudo, não posso deixar de tecer algumas críticas quanto à invisibilidade da mulher negra neste grupo, que, se não estou enganada, é composto por mais de 300 mulheres e alguns poucos homens.
Com o auxílio da Srta. Bia consegui o número de textos postados no site de outubro de 2010 até a presente data: 282 no total (contando com este post). Dentre eles, apenas 3 (3!) tratam especificamente do binômio gênero e raça. Dois deles foram enviados pela Historiadora aqui.

 
Foto foi tirada no Fazendo Gênero de 2010. Imagem de Luana Diana dos Santos.

Lélia Gonzalez, uma das maiores feministas que este país já teve, costumava dizer que no Movimento de Mulheres, as negras, ao reivindicar uma maior representatividade e participação, eram vistas como criadoras de caso e encrenqueiras. É exatamente isso que estou fazendo neste momento: expondo uma questão que, acredito eu, precisa ser repensada.
Afinal de contas, que Feminismo é este pelo qual empunhamos bandeiras? Como falar da opressão sofrida pelas mulheres, quando não damos espaço às negras? Agindo desta forma, não estamos reproduzindo os preconceitos que julgamos combater diariamente? Além de mim, há mais afro-descendentes no grupo? Lutar, denunciar e divulgar a forma perversa como o machismo, o sexismo e o racismo incidem sobre a mulher negra é uma responsabilidade somente nossa?
Parafraseando Sueli Carneiro, acho que precisamos enegrecer o Blogueiras Feministas.
Então?! Alguém topa o desafio?

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação