Zero Hora está com a Reitoria da PUCRS e o MP, conivente com máfia no DCE


*NOTA DOS BLOGUEIROS DE ESQUERDA (EBLOG) EM APOIO AOS ESTUDANTES DA PUCRS
O grupo dos Eblog – Blogueiros de Esquerda – apoia os estudantes combativos da PUCRS e repudia veementemente as agressões desferidas pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) dessa universidade há mais de 20 anos. As agressões – físicas ou não – se repetem ano após ano, a cada eleição fraudada, ameaça ou via de fato, e a Reitoria da PUCRS, vergonhosamente, se omite, assim como o Ministério Público, deixando à própria sorte milhares de estudantes de uma das universidades mais importantes do país, mas que não consegue sequer garantir aos próprios alunos a segurança e o direito à democracia interna. Dessa forma, repudiamos não apenas as ações do DCE, mas as omissões dos diversos órgãos que deveriam proteger a liberdade dos estudantes contra uma máfia instalada desde a década de 1990. Ao mesmo tempo, manifestamos nosso apoio e solidariedade não apenas aos estudantes da PUCRS envolvidos nos recentes protestos, mas a todos os agentes e entidades sociais presentes nessa importante luta democrática, e os convidamos a usar nossos espaços da mídia independente e popular para publicizar e defender suas demandas.
Eblog – Blogueiros de Esquerda
Alexandre Haubrich – www.jornalismob.wordpress.comLucas Morais – www.diarioliberdade.orgThiago Miranda dos Santos Moreira – www.ruminantia.wordpress.comLuka – www.bdbrasil.orgRenata Lins – www.chopinhofeminino.blogspot.comGilson Moura Henrique Junior – www.tranversaldotempo.blogspot.comAndré Raboni – www.acertodecontas.blog.brRodrigo Cardia – www.caouivador.wordpress.comNiara de Oliveira – www.pimentacomlimao.wordpress.com
Mayara Melo – www.mayroses.wordpress.com
***
Há 20 anos o DCE da PUCRS é comandado pelo mesmo grupo, os indícios de fraudes nas eleições são gritantes, a cada pleito se repetem ameaças a estudantes, e já há até denúncias de lavagem de dinheiro e de envolvimento da “máfia do DCE” em uma execução. Em todo esse tempo, o grupo que controla as comunicações no Rio Grande do Sul esteve calado. Na noite da última segunda-feira, durante protestos contra o DCE que vinham acontecendo há uma semana, integrantes do Diretório agrediram fisicamente duas garotas, sob o olhar dos seguranças da universidade. Então, nesta terça, Zero Hora resolveu publicar uma matéria sobre o assunto. Mas continuou calada.
Desde a chamada na capa já começam as distorções sobre o que ocorreu – e está amplamente divulgado em diversos blogs, perfis no Twitter e no Facebook e até vídeos postados no Youtube. “BM contém novo confronto entre estudantes na PUC” é a chamada, com a linha de apoio falando em “briga entre alunos contrários e favoráveis à direção do DCE”. O foco não poderia ser a BM, mas as agressões. Não houve “confronto entre estudantes”, como se estivessem todos no mesmo nível, o que houve foram agressões de integrantes de um grupo que controla o DCE há 20 anos a estudantes. E não eram “contrários e favoráveis à direção do DCE”, era a própria direção do DCE agredindo estudantes favoráveis a eleições livres.
Na página 35, novamente o título foca na ação da BM e fala em “briga de estudantes”, quase como se fosse um empurra-empurra na hora do recreio em uma escola de Ensino Fundamental. Não é. Logo no primeiro parágrafo, “disputa estudantil que se arrasta desde a semana passada”. Não. Se arrasta há 20 anos, ainda que Zero Hora venha ignorando o tema desde sempre. Depois, “No cerne do conflito (…) estaria a eleição para definir os representantes para um congresso da UNE, em Goiânia”. Ainda que esse tenha sido o estopim, “no cerne do conflito” está o mar de lama onde nada o DCE da PUCRS, com a conivência da universidade e do Ministério Público.
O texto principal tem cinco parágrafos que não dizem nada sobre a realidade do DCE da PUCRS. No canto, há ainda um quadro “Entenda o caso”, que não explica nada. Entre o texto principal e o tal quadro, uma retranca: “Protestos já causaram até bloqueio de avenida”, se escandaliza Zero Hora tentando escandalizar o leitor e colocá-lo contra mais um protesto desses baderneiros que trancam o trânsito.
Por outro lado, o site do Correio do Povo colocava no ar já ontem à noite depoimentos de uma das garotas agredidas dentro das dependências da PUCRS e de um membro da diretoria do DCE.
* Mais informações no blog do Movimento 89 de Junho, que coordena os protestos por liberdade e democracia no DCE da PUCRS.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação