Notas de Apoio aos Estudantes da UFPel

Universidade Federal de Santa Maria/RS

Nota em apoio aos estudantes da UFPel
DOMINGO, 29 DE MAIO DE 2011

O DCE da UFSM, entidade representativa de todos os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, vem a público manifestar apoio e solidariedade ao DCE e aos estudantes da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) na luta por uma universidade de qualidade, que culminou na última quinta-feira na ocupação da Reitoria da UFPel.

Sempre tivemos e mantemos uma postura crítica em relação ao REUNI, considerando importante o processo de expansão das universidades federais e do acesso ao ensino superior público e gratuito, porém entendendo como necessária a manutenção da qualidade, com a equivalente expansão da estrutura física (bibliotecas, laboratórios), da estrutura pessoal (contração de funcionários e professores efetivos) e da Assistência Estudantil (RUs, Casas do Estudante e Bolsas de ensino, pesquisa e extensão). Devido a isso, é de suma importância que o Movimento Estudantil organizado da UFPel siga e atue cotidianamente na defesa dos interesses coletivos.

Nós colocamos também à disposição do DCE da UFPel para dialogar e fortalecer o Movimento Estudantil, sempre buscando a construção de uma Universidade Pública, Gratuita, Democrática e Popular.

DCE UFSM
Gestão Em Frente - 2011/2012
http://dceufsm.blogspot.com/
__________________________________________________________

CENTRO ACADÊMICO EVARISTO DA VEIGA
Curso de Direito - UFF/RJ

   O CAEV, Centro Acadêmico Evaristo da Veiga, entidade representativa dos estudantes de direito da Universidade Federal Fluminense, vem através deste conforme debatido em reunião, mostrar apoio ao movimento estudantil da UFPEL - Universidade Federal de Pelotas que está combativo na defesa de uma universidade pública ampla e democrática.

Vivenciamos na UFF as mesmas práticas anti-democráticas que ainda persistem nas universidade federais do país e que agora são motivo de mobilizações em Pelotas. O desrespeito a autonomia universitária por parte do governo e, principalmente, a falta de democracia interna nos espaços da universidade pelas reitorias e direções são ainda parte da realidade que buscamos mudar com o movimento estudantil.

O REUNI, projeto que expande as universidades sem que haja discussão da comunidade acadêmica da forma que isso se dará, foi aprovado em 2007 por meio da força policial e dos consecutivos golpes na democracia universitária. Precisamos fortalecer a organização dos estudantes em prol de uma expansão de qualidade que reverta as nefastas políticas previstas neste decreto. E, também, a luta pela democracia nos espaços da universidade. Reafirmos nossas bandeiras pela representação estudantil nos colegiados e departamentos; representação real dos estudantes nos conselhos universitários; garantia de eleição paritária ou universal para reitoria, direções e chefias de departamento; e plebiscitos universais.

Nos solidarizamos com o Movimento Estudantil que se mantém em mobilização por essas pautas. Apoiamos também que essas lutas sejam encampadas pela Federação Nacional de Estudantes de Direito e pela União Nacional dos Estudantes.
 --
Centro Acadêmico Evaristo da Veiga
Direito - UFF/RJ
(21) 26299665
Facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=100002193303045
Twitter @caev
Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=280190
Endereço Rua Presidente Pereira, 62, Ingá, Niterói / RJ Brasil 24210230
 __________________________________________________________________________

DCE UCPEL - Universidade Católica de Pelotas/RS
 COMUNICADO Nº 001/2011
Pelotas, 31 de maio de 2011
ASSUNTO: Nota de apoio aos universitários da UFPel

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Pelotas (DCE UCPel, Gestão "Resistência"), entidade representativa dos estudantes desta universidade, órgão sem filiação político partidária, vem por meio deste, após reunião geral, manifestar APOIO ABSOLUTO aos estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O motivo pelo qual manifestamos o nosso apoio é em reconhecimento à luta enfrentada pelos estudantes da UFPel e a necessidade dos estudantes universitários, em atuarem juntos por melhorias, independentemente do fato de pertencer à outra universidade, levando em consideração a importância do fortalecimento do Movimento Estudantil, para que seja possível a concretização de ajustes necessários para o bem comum dos estudantes universitários.
Destacamos, ainda, que como representantes pertencentes ao Movimento Estudantil, é nosso DEVER estarmos engajados nas manifestações de interesse dos universitários, para que os estudantes sejam escutados e que seus direitos sejam respeitados, sendo este mais um motivo para apoiarmos os estudantes da Universidade Federal de Pelotas, já que possuímos o objetivo de democratização, assim como os estudantes da UFPel.
O Movimento Estudantil tem recebido destaque durante a história do nosso país, através de mobilizações dos estudantes em defesa da democracia, sendo nossa responsabilidade, como entidade representativa dos estudantes universitários, mantermos essa atitude de incentivar e apoiar a atuação destes para a concretização de melhorias na realidade da sociedade, essas só serão possíveis com a atuação CONJUNTA do Movimento Estudantil.
Atenciosamente,
Jéssica dos Santos Rios.
Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Pelotas

http://todasascoresufpel.blogspot.com/2011/06/notas-de-apoio-aos-estudantes-da-ufpel.html

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação