Um informe geral aos que sonham e lutam: Universidade Pública, ESTAMOS dentro!

Um informe geral aos que sonham e lutam!

Na terça-feira passada, dia 26 de Março de 2013, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, ocorreu um encontro histórico entre estudantes, equipes diretivas, e professores de escolas estaduais de Porto Alegre. 
Encontro esse, a fim de comemorar uma grande conquista e um grande passo para o Movimento Estudantil de Porto Alegre e para a luta por uma educação pública e de qualidade: o Lançamento do nosso Programa “Universidade Publica, Tô dentro!” 
Lotamos o Salão de jovens que sonham e lutam! Jovens que, de alguma maneira, fazem parte e continuarão fazendo daqui pra frente da história do Movimento Contestação e do “Universidade Pública”.

Lançamento do Programa "Universidade Pública, tô dentro!"
Foto: Luiza Castro
E a nossa história é longa, travada de lutas, conquistas, mobilizações, força de vontade e da certeza da necessidade de construirmos outro tipo de sociedade. 
O Movimento Contestação, que é um Movimento de Juventude organizado e de esquerda, surgiu em meados de 2004. 
De lá pra cá, muita coisa mudou. No Brasil, no mundo, no Movimento Estudantil, no Movimento Sindical, no cenário político e partidário brasileiro, etc. 
Muitos companheiros entraram e saíram, as necessidades de organização e mobilização também variaram, mas o Contestação se manteve presente todas as vezes em que foram necessárias movimentar-se pra sentir as correntes que nos prendem ou pra combater as injustiças do mundo. Representando os estudantes, a juventude negra e trabalhadora, combatendo o machismo, o racismo, a homofobia e toda e qualquer forma de opressão. 
No ano de 2007, o Contestação esteve presente na luta pela implantação das Cotas dentro da UFRGS, porém, nossos militantes notaram com o decorrer dos anos e no dia-a-dia dentro da Universidade que as vagas destinadas aos cotistas não eram preenchidas, muito embora seja um fato sabido que a grande maioria da população pobre e negra não ingresse nas faculdades públicas por se depararem com um processo de seleção e com provas e vestibulares injustos e de forte contraste com o nível educacional não condizente que encontramos dentro das nossas escolas de educação básica. 
É a partir daí, que no ano de 2009 o Movimento Contestação mobilizou-se e começou a dedicar-se pela criação de um projeto de conscientização do uso e da necessidade das cotas dentro das universidades federais: é nesse momento que nasce o “Universidade Pública, to dentro!”
Começamos a palestrar nas escolas públicas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, escola por escola, desde as mais centrais até as mais afastadas e nas periferias e comunidades da nossa cidade, construindo uma consciência crítica com todos os estudantes e esclarecendo a necessidade de ocupar a universidade pública e pintá-la de povo com as vagas que são nossas por direito e que nada mais são que uma reparação mínima perante tanta injustiça social e étnica na nossa sociedade. 
Mesmo com as muitas dificuldades estruturais e financeiras que enfrentamos para modificarmos e melhorarmos nossos materiais de divulgação e para ampliar e levar nossas palestras às escolas mais distantes, foram muitos os estudantes que puderam participar das nossas palestras e que entraram ou pretendem entrar na UFRGS se declarando negro, negra, cotista, e socialmente desigual! 
Estivemos sempre firmes, confiantes e conscientes de que nosso trabalho era importante e fundamental pela inclusão das minorias dentro das Universidades Públicas. E de que as barreiras e os bloqueios da mídia sobre o assunto deviam ser desconstruídos, tais quais as brechas deixadas pela falta de divulgação do estado e do governo federal sobre as cotas. Só dessa maneira conseguiríamos fazer com que mais trabalhadores e mais negros pudessem estudar e ocupar seu lugar dentro das instituições federais de ensino. 
Além do mais, com o considerável alcance que tivemos com nossas palestras e depois de muita mobilização, no ano passado, o Contestação começa a escrever uma nova e importante fase na história do Projeto “Universidade Pública, to dentro!” e do Movimento. É o ano em que nosso projeto é reconhecido pela SAE (Sistema de Apoio ao Estudante da UFRGS) como um programa de extensão! 
Isso significa, que passamos de um projeto independente e de autonomia estudantil por parte dos militantes do Movimento Contestação, a um programa de conscientização da utilização das cotas de dentro da universidade reconhecido, investido e aprimorado. E que vem, a partir de agora, ainda mais fortalecido politicamente e estruturalmente, fazendo com que possamos alcançar e palestrar para cada vez mais jovens e mais escolas. 
Sejam estas na região metropolitana de Porto Alegre, no interior do estado, e nas mais distantes e esquecidas regiões onde o acesso à universidade pública é um direito desconhecido. Afinal, temos como objetivo seguir pintando as federais de POVO, de NEGRO e de DIVERSIDADE! 
Agradecemos a todos os companheiros e parceiros que nos ajudaram a chegar até aqui. A toda a juventude negra e trabalhadora oriunda das escolas públicas por serem a razão de existirmos como organização de juventude e termos um programa tão bem sucedido, a cada um que construiu e consolidou conosco a história do Movimento e do Programa, e a todos que estiveram presente desde a criação até a um grandioso e lindo lançamento de programa de extensão estudantil que carrega no nome a força de um MOVIMENTO que CONSTESTA e a importância de estarmos DENTRO das universidades públicas.
O nosso muito obrigado a tod@s!
Agora, a luta segue! Incansável e diariamente!
Por isso, vem com a gente seguir essa luta cotidiana por uma sociedade mais justa, igualitária e por um outro modelo de educação pública.
Estamos te esperando com a tua voz e tua sede por um outro mundo pra gritar de indignação com a gente. 
#VemContestar!


Confirma mais no Blog do Programa: http://universidadepublicatodentro.blogspot.com.br/

Assista a Reportagem da TVE sobre o Lançamento do Programa "Universidade Pública, tô dentro!" no link (a partir dos 12min e 30seg): http://www.youtube.com/watch?v=vMkPX37kO4A

"Tenho que dizer que se pinte de negro,
que se pinte de mulato, não só entre os alunos,
mas também entre os professores;

que se pinte de povo, porque a Universidade
não é patrimônio de ninguém e pertence ao povo!"

(Che Guevara)






0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação