Bullying e Trotes Universitários

O programa da TV Justiça, fala sobre as novas formas de coerção. A violência escolar é uma ameaça às crianças e adolescentes, o chamado bullying.
Infelizmente, esse é um termo que está na moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressão detectados nas escolas. Outro tormento para estudantes são os trotes universitários, aquelas brincadeiras que "tradicionais" feitas com calouros ao ingressarem nas universidades e que a cada dia estão mais violentos. O trote acontece todo início de calendário acadêmico e a discussão sobre sua violência também continua.
Para falar sobre bullying e o trote nas universidades Rimack Souto recebe no Fórum a diretora de Cidadania, Adriana Costa de Miranda e o assistente social, especialista em trotes universitários, Vicente Faleiros.
Comentário

Só uma coisa… é preciso ter cuidado para não tratar o assunto apenas pelo viés extrovertido, ou seja: pela contabilidade de palavrões ou agressões explícitas.
Muitos casos acontecem não com ações, mas sim com omissões. No caso de Columbine, um dos argumentos utilizados pelos atiradores (gravado em vídeo por eles) foi o de que eles não eram convidados para participarem dos eventos de grupo por serem"estranhos", diferentes etc. Isso não é uma ação que possa ser contabilizada claramente, mas uma exclusão.
Lembrem-se que a maior parte das vítimas são pessoas introvertidas e que é preciso entendê-las (ou seja, relativizar o entendimento) para saber o que é ou não ofensivo para cada pessoa.
Por exemplo, o que me motivou a pegar pesado com o sistema MBTI foi o caso de um sujeito que se suicidou durante uma reportagem da Globo em seu bairro, não porque tivesse sido vítima explicitamente de algo, mas porque foi excluído pelos colegas de rua.
Falei mais sobre isso no fórum http://www.tiposmbti.com.br



0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação