Conselho da Ufrgs mantém regras das eleições para reitor

Estudantes tentam ganhar mais importância na escolha

Pela manhã, estudantes tentaram invadir a Reitoria. Veja fotos
Crédito: Bruno Alencastro
O Conselho Universitário da Ufrgs manterá o regimento interno que estabelece as regras das eleições para reitor, que acontecem em junho de 2012. A decisão foi tomada em reunião nesta sexta. Segundo os integrantes do Conselho, qualquer mudança é inviável legalmente. O sistema prevê 70% dos votos para os professores, 15% para funcionários e 15% para estudantes.

Na manhã desta sexta-feira, alunos tentaram invadir a Reitoria para participar da reunião do Conselho Universitário, mas foram impedidos pelos seguranças. Ninguém ficou ferido no tumulto. A confusão durou aproximadamente 15 minutos.  Desde ontem, um grupo de cerca de 70 estudantes ocupou a Reitoria em antecipação ao encontro. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) reivindicava paridade entre as categorias.

O órgão estudantil argumenta que outras instituições do País já adotaram o novo modelo, como a Universidade Nacional do Brasil (UNB), em Brasília, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).  Essa foi a segunda ocupação na Ufrgs em menos de um mês. Em 25 de novembro, uma manifestação conseguiu adiar uma reunião do conselho que definiria os critérios da eleição. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação