100 anos de João Cândido, líder da Revolta da Chibata

Há 100 anos, em ABRIL de 1911, João Cândido, líder da Revolta da Chibata, foi transferido da prisão para o Hospício; julgavam-no louco. Neste período redigiu o livro "Memórias de João Cândido ou Um Sonho de Liberdade",ditando-o em capítulos para seu companheiro de quarto, o "Castanhola". Publicado na Gazeta de Notícias na saída de João da prisão, é citado em CEM ANOS SEM CHIBATA (16/4/2011 22h TV Brasil).

Em ABRIL de 1968, milhares de jovens se aglomeraram na saída da missa de sétimo dia da morte de Édson Luís, estudante assassinado pela PM na véspera do depoimento secreto que João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, deixava registrado para a posteridade, no MIS-RJ, do qual tem partes inéditas reproduzidas no documentário CEM ANOS SEM CHIBATA (16/4/2011 22h TV BRASIL).

João Cândido e a Revolta que liderou foram desqualificados, ao longo de um século, pela Marinha, que está atualmente modernizada e ainda em processo de reconhecimento daquela liderança. O documentário CEM ANOS SEM CHIBATA mostra isso e muito mais, sob a direção de Marcos Manhães Marins, mesmo diretor da premiada ficção MEMÓRIAS DA CHIBATA. O documentário será exibido SÁBADO 16/04 às 22h após o Repórter Brasil, na TV BRASIL.

Vamos fazer uma corrente para que a Revolta que acabou com a Chibata em 1910 não seja esquecida! O que dizem os movimentos sociais? O que dizem os marinheiros de 1964 e de 2010? O que dizem as autoridades do governo? O que diz a marinha? O que diz a família? O que é mito? O que é verdade? O que é estratégia de desqualificação? A questão será encarada de frente. Muita coisa mudou, mas o que pode melhorar mais? Se puderem, enviem para seus contatos e listas.

MATÉRIA da própria emissora: http://tvbrasil.org.br/novidades/?p=18367


PARA SEGUIR, PELAS REDES SOCIAIS: http://www.facebook.com/chibataofilme

PARA O TWITTER: (140 caracteres)
No Sábado 16 DE ABRIL 22h, o especial CEM ANOS SEM CHIBATA, uma co-produção da TV BRASIL, mostra a Revolta que a Marinha preferia esquecer.


IMPORTANTE: O CEM ANOS SEM CHIBATA vai passar na TV BRASIL, não é no CANAL BRASIL.

É na TV aberta, canal 2 analógico no Rio, 41 digital. Para maiores informações de como sintonizar o canal certo para cada localidade do país, vejam: http://www.tvbrasil.org.br/webtv/
A TV Brasil está disponível em qualquer parte do mundo. Não percam. É 16/4 22h

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação