Carta aberta aos pesquisadores brasileiros da área do financiamento da educação

Já há algum tempo um grupo de pessoas envolvidas com a realização de pesquisas na área do financiamento da educação vem sentindo a necessidade de se criar uma maior articulação entre todos aqueles que atuam nesse campo. Neste sentido, há 5 anos foi criada a Rede de Pesquisadores em Financiamento da Educação (www.redefinanciamento.ufpr.br) como forma de fomentar a troca de opiniões e experiências e divulgar os estudos e pesquisas na área. 


Como um passo seguinte nesse processo de fortalecimento da área, surge a idéia de criarmos uma Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e, juntamente com ela, um periódico: FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação. Ambos nascem com o objetivo de contribuir para que os poderes públicos assegurem a realização do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social. 

Tendo por base estes objetivos, a primeira tarefa da associação será a criação e o lançamento da revista FINEDUCA, que se constituirá como um periódico acadêmico online, de acesso livre e avaliado por pares. Ela pretende ser um canal democrático e plural de veiculação de diferentes análises e concepções acerca do financiamento educacional no país e no mundo. 

Pretende-se lançar o primeiro número especial da revista FINEDUCA juntamente com a Assembléia de fundação da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, por ocasião do 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, organizados pela ANPAE e que acontecerão entre os dias 26 e 30 de abril de 2011, em São Paulo. 

Com vistas a organizar a entidade e a revista FINEDUCA, as quais serão independentes e autofinanciadas, estamos convidando todos aqueles que tenham interesse em participar da associação na forma de sócios fundadores para que entrem em contato com o comitê organizador. 

Certos de contar com o seu interesse, agradecemos e ficamos à disposição para mais esclarecimentos. 

Atenciosamente 

Andréa Barbosa Gouveia, Ângelo Ricardo de Souza, José Marcelino de Rezende Pinto, 
Juca Gil e Rubens Barbosa Camargo 

Comitê organizador da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA

Email para contato: associacao.fineduca@gmail.com
http://rluizaraujo.blogspot.com/2011/01/carta-aberta-aos-pesquisadores.html

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação