Estudantes ocupam reitoria da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre



70 estudantes de Medicina ocuparam hoje (6), desde as 16h, a Reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a antiga Fundação. A principal reivindicação é um novo espaço para o centro acadêmico, demolido pela direção da Reitoria para a construção de um prédio no início deste ano. Os estudantes estão mobilizando um um ato na parte externa da UFCSPA que será realizado amanhã, pela manhã.

Os estudantes participam do XV Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM), realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e saíram em caminhada para a UFCSPA, na Rua Sarmento Leite, ao lado do Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre.

O grupo está alojado o quinto andar do prédio principal da faculdade de forma pacífica, de acordo com o estudante de Medicina Rodrigo Ferrari Zeni, 20 anos, conselheiro consultivo e ex-presidente do Centro Acadêmico XXII de Março. "Tínhamos um espaço de 100 metros quadrados no prédio antigo, demolido no início deste ano. Agora, a sala provisória tem dois metros quadrados. Queremos um local adequado para nossas atividades", afirma.

Alunos de outras instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que participam do EREM na Capital, participam da ocupação. O grupo foi ouvido pelo vice-reitor da UFCSPA, Cláudio Augusto Marroni, que explicou aos estudantes que a Reitoria não tomará nenhuma medida imediata.

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) apoia e está presente na ocupação. "Apoiamos o C.A. XXII de Março na ocupação da Reitoria e na sua luta pelo direito de livre associação política que foi arbitrariamente retirado a partir do momento que demoliram a antiga sede. Os Centros Acadêmicos e o Movimento Estudantil sempre cumpriram um importante papel na luta pela democracia na sociedade brasileira e é isso que nós, da DENEM, reivindicamos neste momento", diz Babington Rodrigo Silva, coordenador regional Sul/1 da executiva.

Mais informações, pelo telefone (51) 8442 4055.

Mais uma atitude de luta do movimento estudantil!!

Abaixo nota emitida pela Comissão de Comunicação da Ocupação da Reitoria UFCSPA.

Reitoria UFCSPA permanecerá ocupada até quarta-feira

Os mais de setenta estudantes que estão ocupando a Reitoria da UFCSPA, desde ontem à tarde (6), decidiram permanecer no prédio por, pelo menos, mais uma noite. A Comissão Geral da ocupação - composta pelo Centro Acadêmico XXII de Março (Medicina-UFCSPA), Centro Acadêmico Sarmento Leite (Medicina - UFRGS) e Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina - tentará instituir um diálogo nesta terça-feira com a direção. As entidades que compõem a Comissão Geral já se confirmaram a permanência até a quarta-feira (8).

O coordenador do XXII de Março, Derrick Fassbind, diz que "esta é uma luta encabeçada pela Medicina, mas é de todos os estudantes da UFCSPA. Lutamos por um espaço comum a todos. Até agora temos mais alunos de fora da Universidade participando. É importante que os alunos daqui se agreguem a nós. O XXII convida a todos a trazerem seus colchões para dormir na terça-feirae na quarta-feira se juntar a nós para reivindicar nossos direitos".

"Esperamos que até quarta-feira tenhamos a posição oficial da Reitoria, que até agora demonstrou-se indiferente à ocupação", disse Rodrigo Zeni, do CA XXII de Março.

Os estudantes reivindicam um espaço físico do CA e de convivência, pois a antiga sede foi demolida pela Reitoria há cerca de 10 meses. Mais informações, contate o e-mail do CA XXII:caxxii@gmail.com

Pautas de Reivindicações:

Exigimos que a Reitoria da UFCSPA se comprometa à:

- Fornecer motivo concreto para a demolição da antiga sede do CA XXII de Março em janeiro de 2010;

- Disponibilizar a planta baixa das construções do anexo 2 e 3 que estão em andamento no campus central;

- Disponibilizar a planta baixa da antiga sede destruída no mês de janeiro de 2010 do CA XXII de Março;

- Disponibilizar por escrito o local exato das futuras instalações definitivas do CA XXII de Março, assegurando área mínima igual à metragem da antiga sede;

- Como medida emergencial, disponibilizar espaço imediato com capacidade para a realização de reuniões, com autonomia de horário e controle do espaço por parte dos estudantes, com localização necessariamente dentro do campus central e de fácil acesso, de no mínimo 50m²;

- Disponibilizar espaço de convivência para os estudantes da UFCSPA, com metragem adequada, cerca de 100m², para propiciar boa integração entre os acadêmicos. Sugerimos o espaço atualmente ocupado pela Capela ou um espaço no Estacionamento do anexo 2;

- Não haver punição a nenhum estudante envolvido nas manifestações realizadas pelo CA XXII de Março

Notícias seguem na sequencia.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3030802.xml

Fonte: Comissão de Comunicação da Ocupação da Reitoria da UFCSPA

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação