MANIFESTO DOS ESTUDANTES DE PORTO ALEGRE


A população de Porto Alegre não agüenta mais o rotineiro aumento de passagem, que acontece todo inicio de ano nessa cidade.
Apesar do alto preço, o transporte coletivo sofre com o descaso das empresas e do poder público. Ônibus lotados, atrasos nos horários, ônibus insuficientes, entre outros.
Os estudantes sentem na pele cada aumento. Muitos são obrigados a abandonar a escola, atrasando, ou muitas vezes abandonando o sonho de uma vida melhor. O poder público necessita oferecer mais do que a possibilidade de se matricular em uma escola, precisa criar as condições para que se chegue até a escola.
Os constantes aumentos só mostram o caráter elitista do governo Fogaça e o seu compromisso com as empresas de ônibus em detrimento da população de Porto Alegre.
Cada vez mais torna-se necessário trazer a discussão sobre o acesso e a permanência na escola ao centro dos debates sobre a cidade e a educação. Mais do que nunca devemos pensar a escola como parte de um processo complexo, onde estar matriculado não garante a freqüência nas aulas.
Importante também citarmos o acesso á cultura, que muitas vezes é distanciado da população pela impossibilidade de circulação na cidade em decorrência do alto valor da tarifa do ônibus. Muitas atividades culturais costumam acontecer em nossa cidade, porém muitas pessoas não têm acesso porque a maior parte dessas atividades acontecem no centro da cidade.
Chamamos neste manifesto a reflexão sobre o posicionamento da UMESPA, entidade representativa dos estudantes secundaristas porto-alegrenses no CONTUM (Conselho Municipal dos Transportes), e sua responsabilidade com os seguidos aumentos da tarifa . Nós estudantes somos expressamente contrários ao aumento da passagem e queremos que a nossa entidade municipal respeite a nossa opinião. Esta é a nossa vaga nesse conselho, a vaga dos estudantes de Porto Alegre, e a UMESPA á 10 anos vota a favor do aumento da passagem, contrariando os interesses dos estudantes e da população dessa cidade.
Exigimos da UMESPA o respeito aos estudantes porto-alegrenses, e que o voto da entidade que nos representa seja contrario ao aumento da tarifa.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação