Caros Amigos lembra de Oaxaca

26 agosto 2010

A revista Caros Amigos do mês de agosto traz uma matéria com grande potencial, mas que acaba por escorregar em um mal texto. A reportagem trata das eleições em Oaxaca, no México, e traz uma pauta pouco conhecida pelos brasileiros, mas que está acontecendo aqui, muito perto de nós.

A escolha de uma boa pauta é um primeiro passo fundamental para uma boa matéria. Inverter a lógica das pautas abordadas pela imprensa hegemônica ou trazer à tona assuntos importantes que ela ignora são possíveis bons começos. O caso de Oaxaca, exemplo de rebelião e posterior organização popular na América Latina, tem sido ignorado por essa fatia da imprensa.

Aí, na definição da pauta e no envio de uma repórter para o México está o grande mérito da Caros Amigos. Como costuma acontecer, a revista preocupa-se em trazer informações de qualidade para o leitor, informá-lo sobre o que está acontecendo de mais importante à sua volta. Os veículos de imprensa devem buscar sempre enviar seus jornalistas para onde está o olho do furacão. Se há algo importante para a História da humanidade acontecendo, os veículos devem ter um repórter lá. O sonho de qualquer jornalista apaixonado pela profissão é estar onde os fatos mais significativos estão. Oaxaca é um desses lugares.

Ainda assim, a matéria da Caros Amigos deixa muito a desejar. E esse é um fato a ser profundamente lamentado, pois a pauta é importante. Como o próprio texto da repórter Lúcia Rodrigues destaca, a organização política de Oaxaca alguns anos atrás poderia ser comparada com a sempre estudada Comuna de Paris. Como esta, também foi reprimida por um Estado ditatorial.

Um fato de tanta relevância merecia uma boa retomada histórica, um texto redondo, e um panorama claro do que está acontecendo no momento nessa região do México. Infelizmente, a repórter não conseguiu passar ao leitor nada disso. Imagino que o pouco espaço para a reportagem também tenha dificultado o trabalho, mas uma pauta como essa não poderia ser desperdiçada dessa forma, seja pela repórter, seja pela revista.

Postado por Alexandre Haubrich

Fonte: http://jornalismob.wordpress.com/2010/08/26/caros-amigos-lembra-de-oaxaca/

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação