Carnaval, Máscaras e Políticos.

J.VIGGIANI(*)

Estamos chegando ao momento que os políticos adoram: O Carnaval! É quando os escândalos são esquecidos, leis duvidosas são aprovadas e outras maracutaias são executadas, pois o povo está ligado nos desfiles das escolas de samba na batida da bateria e no requebrado da mulata. Aquele cidadão sem emprego, triste e sofrido passa a ser alegre e bem humorado.
Alguns blocos carnavalescos ainda tentam com seus sambas de protesto ridicularizar algumas figuras da política, e outros acreditam que possam influenciar e chamar atenção para o comportamento de alguns políticos mostrando a importância do cidadão nas questões públicas.
Porém a grande maioria do povo, não quer nem saber, quer é se esbaldar no carnaval. Enquanto isso, os políticos tiram suas máscaras usadas durante o resto do ano para camuflar seus atos e ações e vão para a rua pensando em conquistar alguns votinhos, e também tirar uma casquinha da folia.
Mas se pensarmos bem eles (políticos) não estão errados. Afinal dizem que o carnaval é a festa do povo, e de onde vem o político? Do povo. E de onde vem a “grana” que os políticos corruptos roubam para engordar suas contas bancárias e seu patrimônio? Do Povo.
Os eleitores bobocas votam nos políticos que dão mais “vantagens” e “benesses” em troca do voto, desses alguns serão eleitos e depois já empossados nos seus cargos, vão querer tirar “vantagens” e receberem “benesses” bem maiores do que eles deram para comprar os votos.
Os políticos corruptos, depois de eleitos tiram a máscara de bom moço e na verdade mostram a cara do seu povo que o elegeu. Pois é do povo que vem o político corrupto e ganancioso, portanto depois que passar o carnaval e o cidadão voltar a sua triste realidade, não adianta reclamar dos políticos corruptos e que isto tem que mudar, mas não esqueçam que antes o povo precisa mudar, não aceitando mais “vantagens” e “benesses” de políticos que só querem se eleger a qualquer custo para se locupletarem com o dinheiro público. Quando isso acontecer o povo vai aprender a eleger políticos que trabalharão em prol do seu eleitor e da sua cidade. Não esquecendo que a base para mudar um povo é a educação de boa qualidade, assim quem sabe não conseguiremos acabar com a corrupção que é endêmica em nosso país.
Não podemos nos deixar enganar pelas máscaras dos políticos, como o humilde trabalhador se engana com sua fantasia de Rei durante os desfiles de carnaval.

(*) Memorialista e Sambista

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação