Invasão de haitianos?

(carta enviada ao jornal 'O Globo' em 9/1/2012)

A edição de domingo (8 de janeiro) de O Globo apresentou reportagem a respeito da chegada de imigrantes haitianos ao país, através da fronteira amazônica. Uma das seções teve como titulo “Invasão começou em 2010”.

Na qualidade de pesquisador do tema e de defensor do direito à migração, gostaria de argumentar contra o uso do termo “invasão” para se referir a migrantes. Creio que ele se aplica melhor a forças militares organizadas, em missões que agridem a integridade de um território. Ou, como utilizado no passado europeu, em referência a povos tidos como incivilizados, ou “bárbaros”. A qualificação de “invasores”, quando atribuída a migrantes, denota hostilidade e contribui para fomentar a xenofobia, e deveria ser portanto evitada.

Temos, nos países sul-americanos vizinhos ao nosso, brasileiros que cruzaram a fronteira, nem sempre em situação de regularidade, para explorar ouro, coletar castanha e produzir gêneros agrícolas como a soja. Encontramos ainda, na América do Norte, Europa e Japão, centenas de milhares de brasileiros que trabalham, enviam remessas para nosso país, e divulgam nossa cultura. A eles é devido o mesmo respeito e solidariedade que se espera também aos migrantes que fazem este caminho rumo ao Brasil, e que saberemos acolher e valorizar.

Atenciosamente,

Helion Póvoa Neto

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ)

Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM)

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação