Alunos acampam na UFRGS para reivindicar novos moldes nas eleições de 2012

Estudantes e funcionários querem peso igualitário entre setores para a escolha do reitor no ano que vem

Alunos acampam na UFRGS para reivindicar novos moldes nas eleições de 2012 Jean Schwarz/Agencia RBS
Alunos e funcionários chegaram ao prédio da Reitoria por volta das 21h de quinta-feiraFoto: Jean Schwarz / Agencia RBS
Cerca de 80 alunos da UFRGS estão acampados no prédio da Reitoria da universidade desde as 21h de quinta-feira e pretendem permanecer no local até por volta de 9h desta sexta. Eles reivindicam proporção paritária e eleições diretas no pleito que elegerá o novo reitor em 2012. Conforme os próprios manifestantes, a ocupação ocorre de forma pacífica.

Os moldes atuais para escolha do principal cargo da universidade apresentam pesos diferentes na comunidade acadêmica. Hoje, a votação cumpre regras de equivalência de 70% para votos dos professores, 15% para alunos e 15% para funcionários. Conforme um dos manifestantes, o estudantes de Ciências Sociais Guilherme Andreis, um voto de professor corresponde ao de 80 alunos.

— Vamos aguardar aqui até o amanhecer, quando será realizada uma reunião para formar os moldes da eleição do ano que vem. Nós queremos que a proporção seja igual: 33% para os três setores — alega Andreis.

 
Cerca de 80 alunos estão acampados no prédio da Reitoria 
Foto: Jean Schwarz/Agência RBS

A Associação dos Funcionários da UFRGS (Assufrgs), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação dos Pós-Graduandos (APG) redigiram uma carta que será entregue aos conselheiros no início da manhã de hoje. Nela constam as reivindicações e explicações do movimento.

— Essa atual forma de votação é imoral. Em diversas outras universidades federais a divisão é igual. Queremos democracia na UFRGS. Vamos pedir também para que essa reunião do conselho seja aberta, para que possamos assistir as conversações e nos manifestar — ressalta o representante do DCE.

Pela manhã, com o apoio de mais alunos, os manifestantes acreditam que cerca de 200 pessoas estarão reunidas para protestar.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação