Sobre a #UfrgsOcupada - Pelo Blog DCE UFRGS




Já não é de hoje, no caso ontem, que o DCE UFRGS apóia a greve dos servidores.
Ao longo de nossa campanha para eleição do DCE em 2010, deixamos bem claro que essa gestão seria uma gestão de luta e que os movimentos sociais, estudantis e de trabalhadores poderiam contar com o nosso apoio.

Desde que iniciou a greve dos Servidores da UFRGS a 83 dias, o DCE diz claramente que apóia a greve, por compreender que é dever de tod@s lutar pelos seus direitos. A greve vem ao encontro do que já exigimos através de nossas entidades estudantis nacionais, pela aplicação dos 10% do PIB previstos em lei, mas o que é de fato repassado são um valor próximo a 4%.
A greve dos servidores técnico-administrativos do ensino federal, que conta com 52 universidades em todo o país é mais um reflexo do sucateamento que enfrentamos com o corte de verbas de R$ 3,1 BILHÕES do orçamento público para pagar a dívida que já foi mais que paga, o que estamos é pagando por uma dívida que não é nossa!

Aqui na UFRGS, os servidores lutam por seus salários estão congelados a mais de 10 anos, e a greve aqui exige o aumento de salário para 2012! Foram abertas negociações com os grevistas propondo um reajuste de 4%, muito aquém do índice de defasagem que se encontra os salários dos servidores.

Nós, estudantes, queremos uma educação de qualidade, e sabemos de todos os transtornos que causam a greve como as várias bibliotecas que fecharam e outros serviços que não estão sendo prestados, mas compreendemos que ter educação com qualidade , deve ser uma qualidade real, para todos os que estão envolvidas com ela, pois não podemos ser coniventes com a exploração de qualquer categoria, pois amanhã sermos nós os explorados... Correção já está sendo explorados, pois o tempo de contribuição para a aposentadoria agora é de 3 anos maior para homens e mulheres, e você sabia disso? Sabia que na França, Inglaterra e outros países os estudantes estão indo às ruas por que não vão aceitar essa condição?!! E qual a sua opinião?


Nesse mundo globalizado, não podemos pensar que estamos em uma ilha, e é por isso que o DCE UFRGS da todo seu apoio aos estudantes chilenos que lutam por melhorias em seus sistema de ensino!! Temos que ter orgulho de sermos brasileiros e a exemplo do Chile, lutamos por nossos direitos!

Breve relato da Ocupação e Caminhada junto com os servidores:
Na terça-feira, a partir das 16h os servidores reuniram-se na Reitoria para realizar a concentração para a Ocupação, logo após o DCE UFRGS se une aos servidores para dormirem no saguão da Reitoria. A atividade contou com mais ou menos 100 pessoas que pernoitaram na UFRGS com barracas e colchonetes. Pela manhã, os servidores e estudantes deram início a caminhada exigindo 10% para a educação e por uma proposta concreta de reajuste salarial, para a caminhada, uniram-se os servidores da UFSM e FURG que encontraram os trabalhadores municiais da saúde em frente à Prefeitura de Porto Alegre e a dispersão ocorreu na Esquina Democrática (Rua dos Andradas com a Av. Borges de Medeiros).


Abaixo, imagens e vídeos e os links da repercussão na mídia sobre a reitoria #ufrgsocupada

RBS - Jornal Bom Dia Rio Grande



Foto: Lauro Alves
Em barracas e no chão, cerca de 70 pessoas ocupam prédio da reitoria
Foto:Lauro Alves / Agencia RBS

Servidora se passou pela presidente Dilma Rousseff em ato de protesto | Foto: Pedro Revillion


  


Servidores chamaram a presidenta Dilma Rousseff pela alcunha de "Dil-Má" | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Por volta das 20h30, servidores permaneciam na reitoria | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Barracas foram erguidas na sede da reitoria da Ufrgs, sob olhar amistoso da segurança. Não houve incidentes no ato | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Um cachorro de estimação participou de forma plácida dos protestos: "Só é movimento se tem cachorro junto", brincou um servidor | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação