Estudantes ocupam prédio da UFF à espera de reunião com reitor

Tássia Thum
Do G1 RJ
Aluna diz que reitor prometeu receber comissão de estudantes na terça.

Oficial de Justiça foi ao local, mas alunos continuam ocupando reitoria.


Centenas de alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) ocupam, na noite desta segunda-feira (5), a sede da reitoria da instituição, em Icaraí, Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os estudantes aguardam um encontro com o reitor Roberto Salles para discutir melhorias nos campi e nos cursos.
Mais cedo, segundo os alunos, um oficial de Justiça esteve no local acompanhado das polícias Federal e Militar para cumprir um mandato de reintegração de posse. O documento determina a desocupação imediata dos estudantes da reitoria. No entanto, os estudantes não acataram a ordem da Justiça. Uma das representantes do movimento estudantil, Elen Del Giudice, disse que o reitor prometeu receber uma comissão de dez estudantes, na terça-feira (6).
Alunos da UFF pistam rosto em protesto na ocupação da reitoria da universidade (Foto: Tássia Thum/G1)Alunos da UFF pistam rosto em protesto na ocupação da reitoria da universidade (Foto: Tássia Thum/G1)
Sem água e luz
Alguns jovens estão acampados na reitoria em barracas e dormitórios improvisados desde a última quarta-feira (31). Após o sexto dia de ocupação, os estudantes alegaram que a direção da UFF cortou o fornecimento de água e de luz na sede da reitoria, na tentativa de impedir o movimento.
G1 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da universidade, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) explicou que entre as reivindicações está a melhoria da qualidade dos cursos, o fim de cursos de pós-graduação pagos, a admissão de novos professores e servidores, além da suspensão do projeto de construção das Vias 100 e Via Orla no campus do Gragoatá. O estudante de história Juan Ibanez alerta que, caso ocorra a construção das vias, os carros vão passar a oito metros de algumas salas de aula.
Alunos estendem faixa em rua próxima à reitoria da UFF (Foto: Tássia Thum/G1)
Alunos estendem faixa em rua próxima à reitoria
da UFF (Foto: Tássia Thum/G1)
“Essas vias servem para facilitar o acesso a empreendimentos de luxo que estão sendo construídos no bairro do Gragoatá. Não podem prejudicar os alunos, em prol da especulação imobiliária. Além do mais, a intensa circulação de carros poderia causar ainda mais problemas na segurança já precária desse campus da UFF”, detalhou.
Em notícia divulgada pela UFF em 15 de agosto, a instituição informou “que a Via 100 passará entre o Museu do Cinema e a UFF, ligando os campi do Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha”.

Segundo a UFF, esta via “permitirá o fluxo de carros, ônibus e caminhões fora dos campi da universidade”. Ainda de acordo com a universidade, “a Via Orla permitirá somente o fluxo de carros de passeio e veículos da UFF”.Atraso no pagamento
No último domingo (4), a UFF publicou nota em seu site, onde afirma “que em decorrência da invasão das dependências da Reitoria, promovida por estudantes desta universidade, no dia 31/8/2011, nossas rotinas de trabalho foram prejudicadas, o que poderá acarretar atrasos na implantação de dados para a próxima folha de pagamento, correspondente ao mês de setembro de 2011”. O ato revoltou os estudantes que temem não receber o pagamento das bolsas.
“Muitos estudantes da UFF moram em outros municípios e dependem de bolsa auxílio para frequentar as aulas”, falou a estudante de psicologia Nathália Almeida.


0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação