O país dos agrotóxicos

Veja no programa desta semana: as lavouras brasileiras recebem, por ano, mais de um bilhão de litros de 1500 agrotóxicos diferentes. Um negócio que movimenta bilhões de dólares, mas não conta com o devido rigor na fiscalização.
Consumidores desinformados, falhas no registro de intoxicações e limitações dos poderes de controle da Anvisa são alguns dos problemas que o repórter Rodrigo Carvalho levanta neste Cidades e Soluções: como isto atinge a nossa vida, a nossa saúde? Como o consumidor pode se tornar mais consciente para esta questão?


Agrotóxicos: saiba mais

Confira aqui onde conseguir mais informações sobre o tema do programa desta semana.
- A Anvisa mantém uma linha telefônica gratuita para o Disque-Intoxicação, serviço de informação e esclarecimento à população sobre produtos tóxicos em todo o Brasil: 0800 722 6001.
- Conheça o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas, o Sinitox. No site, você encontra os registros de intoxicações no Brasil, por região e por produto tóxico.
- No site da Fersol,você encontra mais informações sobre a fabricante brasileira de metamidofós.
- Clique aqui para acessar a íntegra da Nota Técnica elaborada por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e apresentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recomendando a proibição do uso do metamidofós no Brasil.
- Também no site da Anvisa, conheça o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, o PARA, que divulga anualmente os índices de agrotóxicos encontrados em alimentos in natura que chegam à mesa do consumidor.
- No blog Em Pratos Limpos, mantido pela AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa – você encontra informações sobre a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. E tem acesso ao documentário “O veneno está na mesa”, do cineasta Silvio Tendler.
- No site do Instituto Humanitas Unisinos, confira a entrevista com o médico sanitarista Wanderley Pignati sobre os efeitos dos agrotóxicos.


Perigo silencioso

O repórter Rodrigo Carvalho investigou a fundo a questão dos agrotóxicos no Brasil, o país que mais consome esse tipo de produto no mundo: 1 bilhão de litros por mês. Ele dá aqui no blog uma prévia do que você vai ver no programa de hoje, às 23:30.
A investigação sobre o metamidofós – substância proibida em boa parte do mundo e usada livremente em importantes lavouras brasileiras – foi minha primeira reportagem sobre um assunto espinhento e invisível: o mercado de agrotóxicos.
Estranhei, logo de início, a escassez de informações na internet sobre o produto que, desde 2007, matou 25 pessoas só no Paraná.
Durante as gravações para o programa, dois especialistas comentaram em off – sem querer gravar – o motivo da falta de notícias sobre os efeitos deste veneno no organismo humano.
“É político”, resumiu um deles.
O uso de agrotóxicos nas lavouras do nosso país movimentou, só ano passado, pouco mais de R$ 7 bilhões.
Ninguém no mundo usa mais agrotóxicos do que o Brasil: cerca de um bilhão de litros por ano.
O conflito de interesses, de fato, existe.
Muito por isso, o Cidades e Soluções desta semana demorou um pouco mais que o normal para ser produzido, gravado e pensado em seu formato final. Falar de saúde pública é importante e requer cuidado. Ouvimos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a fabricante Fersol, médicos e consumidores finais.
Procuramos jogar luz em um assunto que representa, segundo a médica Heloysa Pacheco – com dezoito anos de experiência em toxicologia – um “perigo silencioso”.
Por Rodrigo Carvalho


http://g1.globo.com/platb/globo-news-cidades-e-solucoes/2011/08/04/o-pais-dos-agrotoxicos-2/



0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação