Israel: Cem mil pessoas manifestam-se por justiça social em várias cidades


Pela primeira vez o movimento dos indignados sai de Telavive e realiza manifestações em várias cidades e localidades, juntando 30.000 pessoas em Haifa, 15.000 em Beersheva e muitos milhares noutras. A minoria árabe participou nos protestos.
Artigo | 14 Agosto, 2011 – 13:14
 






Manifestação em Beersheva, Israel, 14 de Agosto de 2011 – Foto de Activestills.org
A maior concentração teve lugar em Haifa, a terceira cidade de Israel, mas os protestos realizaram-se também em muitas outras cidades e localidades do país: Beersheva, no deserto do Neguev, 15.000 pessoas; Afula 12.500; Natania 7.500; Modin 3.000; Dimona 2.500; Eilat 2.500; Rosh Pina; Rishon Letsion…
Os manifestantes protestam contra o aumento dos preços das casas, contra a carestia e exigem justiça social.
Segundo o jornal “El Pais”, em Beersheva um manifestante, Haim Bar-Yakakov, disse à comunicação social: “Vivo há 40 anos nesta cidade e nunca tinha visto uma mobilização semelhante. O povo inteiro, judeus e árabes, sefarditas e ashkenazis, uniram-se por uma sociedade mais justa”.
O presidente do sindicato dos estudantes da Universidade Ben Gurion, Uri Keidar, declarou em Beersheva: “Amamos este Estado. Somos o sal da terra. Levantámo-nos todos para dizer basta, queremos viver com dignidade no nosso país”. Uri Keidar disse ainda que o governo de Benjamin Netanyahu não é “o único responsável da situação”, mas é ele que tem de “dar soluções”.
O primeiro-ministro tem-se negado a reunir com os indignados, mas criou uma comissão para negociar com os seus representantes. O movimento está já a preparar uma grande manifestação para Setembro.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação