OIT relata aumento do trabalho juvenil

Órgão da ONU cita crescimento de 20% e queda de 31% no trabalho infantil

Menina realiza trabalho manual pesado na Colômbia. Cerca de 215 milhões de crianças trabalham em todo o mundo<br /><b>Crédito: </b> marcelo salinas / afp / cp memória
Menina realiza trabalho manual pesado na Colômbia. Cerca de 215 milhões de crianças trabalham em todo o mundo
Crédito: marcelo salinas / afp / cp memória
Genebra - O número de crianças que trabalham entre 5 e 14 anos teve uma queda de 31% em todo o mundo, de 2004 a 2008. Mas, apesar da redução verificada nesta faixa etária, aumentou em 20% o de adolescentes entre 15 e 17 anos que precisam deixar a escola para trabalhar. Os dados são de um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão ligado às Nações Unidas. Segundo o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, "o número de crianças no trabalho infantil em todo o mundo continua alto".

O relatório indica que a cada minuto durante o dia, uma criança que trabalha em algum lugar do mundo sofre um acidente de trabalho, doença ou trauma psicológico. Cerca de 215 milhões de crianças trabalham em todo o mundo. A OIT espera que este número diminua nos próximos anos para 100 milhões.

Outra triste conclusão do documento: as crianças têm maiores taxas de acidentes e mortes no trabalho do que os adultos. Até agora, 173 dos 183 países-membros da OIT se comprometeram a combater a prática do trabalho perigoso para crianças como uma "questão urgente".

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação