Meia passagem para universitários é aprovada no Rio

Benefício vai atender apenas estudantes que ingrassaram em universidades através do Prouni e cotistas


As Uniões Estadual e Nacional dos Estudantes (UEE e UNE, respectivamente) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)levaram cerca de 200 estudantes para a frente da Câmara de Vereadores. Eles fizeram passeata e acompanharam votação do Projeto de Lei 739/2010, que institui o direito à meia passagem nos transportes públicos para os universitários do Rio de Janeiro.
No entanto, apenas os alunos do Prouni (Programa universidade para todos) e os que ingressaram em universidades públicas por programas de cotas terão direito ao benefício. Além disso, eles poderão utilizar, no máximo, duas meias passagens por dia. A prefeitura será responsável pelo pagamento da outra metade do valor da passagem. No Rio de Janeiro já existe a gratuidade da passagem no transporte público para estudantes das escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais.  Segundo a estudante de Serviço Social da UFF, Natália Oliveira, “esse projeto não reflete a demanda real dos estudantes, que é o passe livre, pois muitos moram longe da sua faculdade e o valor do transporte caríssimo no Rio”.

O PL contou com o voto a favor de 44 vereadores, apenas um vereador – Carlos Bolsonaro (PP) – foi contra. O projeto agora volta para o prefeito Eduardo Paes para ser sancionado. Foram feitas seis emendas na proposta inicial, mas que, segundo os vereadores, não prejudicam a proposta inicial. Segundo Flávia Calé, presidente da UEE-RJ, “é uma vitória histórica do movimento estudantil aqui no Rio porque atende aos estudantes que mais precisam”.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação