Inquietações sobre o reajuste de Dilma

Neste início de mandato a nossa atual presidente - apenas dois meses de mandato - já iniciou com a incoerência que espera-se de um governo de direita. Neste mês corrente a Dilma anunciou o ajuste fiscal no orçamento da União de R$ 50 bilhões em 2011, para ser revertido à dívida externa. Segundo ela, esse corte não afetará o PAC e nem o esporte, este último por causa das olimpíadas. Li também que esse enxugamento deve atingir a máquina do governo, que todos sabemos o quanto é onerosa. Já começou com o corte de horas extras para líderes no senado e suspensão de concursos.
Agora vão as minhas inquietações:
1) Apenas os ajustes nos custos do Estado serão suficientes? Até agora, não li nenhuma linha garantindo que educação, saúde e outros serviços de extrema importância não serão afetados pelo ajuste.
2) Como isso afetará prefeituras e secretarias? Todos sabemos que alguns orgãos do governo não tem há muito tempo inclusão de novos funcionários mediante concurso para atender novas demandas ou preenchimento de vagas em aberto por funcionários aposentados.
3) Por fim, mas não menos importante, não foi a Dilma mesma quem em agosto informou que não haveria ajuste no seu governo e que o ajuste que foi feito em 2003 no início do governo do Lula ocorreu por uma necessidade específica daquele momento (Veja, 30/08/2010)?
Enfim, vemos mais uma vez a real face do dito governo que deseja tanto erradicar a pobreza no Brasil e lutar pelo povo.

Valdemir de Souza Vicente
Estudante de Letras PUC-RS
Trabalhador em Gravataí
Movimento Contestação

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação