NOTA DA FENECO SOBRE OS ATOS ESTUDANTIS CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS

Meu irmão se liga
No que eu vou lhe dizer
Hoje ele pede seu voto
Amanhã manda a polícia lhe bater

Todo os anos no período de férias observamos as mesmas cenas se repetirem de norte a sul do país. Estudantes e trabalhadores saem as ruas em protesto contra o aumento de passagens. 

Este ano não foi diferente, é só passar as festas que o Movimento Estudantil se organiza para ir as ruas, pois um novo aumento é anunciado. Tais atos porém, muitas vezes acabam de forma lamentável, com estudantes agredidos por aqueles que deveriam nos proteger. Foi assim na semana passada, quando estudantes de João Pessoa se organizavam para o segundo grande ato do ano contra o aumento de passagem, a favor do passe livre. Mas dessa vez os empresário do transporte público decidiram revidar e colocaram seus capangas, organizados no sindicato, contra os estudantes. As cenas são impressionantes, trabalhadores das empresas de ônibus, com justificativa de defender seus empregos, partem para cima dos estudantes com uma violência inimaginável. Foi nesse ato que um militante da FENECO foi agredido e teve que se ausentar da manifestação. Em nenhum momento os estudantes tinham como objetivo um confronto contra os trabalhadores do transporte público. Ao contrário, pensamos que estes devem se unir a nossas manifestação.

Nossa solidariedade se estende também aos estudantes de São Paulo, que tiveram suas mobilizações duramente reprimidas pela polícia militar. Em cenas também impressionantes podemos ver policiais atirando a “queima roupa” contra os estudantes e com armas letais em punho. Nos deparamos aí com tamanha violência e percebemos mais uma vez, em muitas cidades, o Estado repressor aliado aos empresários de transporte não somente no momento de sancionar um novo aumento. Estes gestores públicos tem suas campanhas patrocinada pelos empresário que passada as eleições cobram atitudes como essa.

Nesse momento de dor e revolta, fazemos um chamado a todos e todas estudantes de economia. Lutemos pelos nossos direitos, TRANSPORTE PÚBLICO não deve ser tratado como mercadoria. O transporte coletivo é fonte de muito dinheiro para empresários, propaganda para políticos, e principalmente uma forma de excluir a maior parte da população. As grandes empresas de ônibus têm monopolizado os serviços de transporte, onde as prefeituras entregam nas mãos dos empresários a gerência do sistema de transportes.

É nosso direito, garantido na constituição de ir e vir. Mais do que lutar contra os aumentos (quase todos abusivos, muito acima de inflação e sem correspondente na melhora do serviço) temos que lutar a favor do PASSE LIVRE e pela municipalização das empresas de transportes. Em capitais como Porto Alegre, onde a passagem custa R$ 2,45, trabalhadores e estudantes que moram na periferia são obrigados a gastar enormes quantias para se deslocar ao centro da cidade.

A FENECO desde seu encontro em Florianópolis em 2009, palco de grandes manifestações sobre o transporte público, vem realizando em seus espaços discussões (através de GTs, mesas e debates) sobre mobilidade urbana. Alem disso, todo ano fazemos um chamado às entidades para construção de atividades durante o 26 de outubro (dia nacional de luta pelo passe livre). Tais estudos e discussões só evidenciam a necessidade de nos organizarmos e agirmos.

A hora é agora. Vamos transformar nossa dor em revolta. Podemos construir um transporte que não exclua ninguém. Podemos e devemos decidir como o sistema deve funcionar. Procure em sua cidade participar dos atos e mobilizações. Somente unidos venceremos o inimigo.

Federação Nacional de Estudantes de Economia, 17 de Janeiro de 2010


0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação