UFRGS - Nota de esclarecimento ao Movimento Estudantil

O conjunto de estudantes que compôs a Chapa 3 “UFRGS Pública e Popular – Oposição Unificada”, vem por meio desta nota esclarecer, sem distorções factuais e tergiversações políticas, os lamentáveis incidentes da tarde do dia 24/11/2010.
 
Os estudantes da UFRGS enfrentaram em 2010 a eleição estudantil mais conturbada dos últimos 25 anos. Após uma gestão desastrosa, marcada por denúncias de corrupção e um imobilismo sem precedentes na história de nossa entidade, a Direita tentou de tudo para impedir que o processo ocorresse. Diversos métodos alheios a nossa tradição foram utilizados, mas o número de votos que selaram a vitória da Oposição Unificada demonstra qual a resposta da base de nossa Universidade.
 
É lamentável que estudantes ligados a Chapa 2, que se auto intitulava “oposição de verdade”, tenham se utilizado de práticas similares as da direita ameaçando e coagindo os membros da Comissão Eleitoral. No mesmo instante em que isso ocorreu, pedimos o afastamento desses estudantes das proximidades das urnas, para possibilitar a continuidade das votações com a segurança e a tranqüilidade necessárias, pois naquele momento qualquer atitude impensada poderia colocar em risco o processo eleitoral de conjunto.
 
Porém, mais lamentável ainda é a distorção dos fatos arquitetada pelos colegas do PT/PCdoB. Em instante algum foi pedido que os estudantes de fora se retirassem da campanha e no momento em que a segurança da Universidade quis intervir na discussão foram justamente os militantes da Chapa 3 (ligados a ANEL e ao Coletivo Vamos à Luta), que defenderam a não intervenção da segurança. Entendemos que o Movimento Estudantil deve ser independente de qualquer instituição do Estado, ainda mais se tratando das instituições repressoras da UFRGS, que no dia 05/03/2010 reprimiram violentamente as nossas manifestações em defesa da democracia.
 
A nossa concepção de Movimento Estudantil não enxerga limites dentro dos muros da UFRGS, queremos muito mais. Durante as eleições colocamos ao conjunto dos estudantes a necessidade de construir um DCE ligado às lutas sociais, que seja agente ativo da transformação que tanto necessitamos em nossa sociedade e que para isso seja aliado fiel dos trabalhador@s e movimentos sociais. Por isso somos a favor de toda e qualquer manifestação externa durante as eleições para o DCE, pois o diálogo Universidade/Sociedade é imprescindível para a construção de um projeto político e de expansão do ensino adequado, que não se manifesta no aplicado atualmente pelo Governo Federal.
 
 Em nossa opinião, a nota escrita pelos colegas da Chapa 2 expressa novamente a imaturidade política e o oportunismo demonstrado por eles durante a campanha. Além de faltar com a verdade, novamente não enxergam o verdadeiro inimigo dos estudantes da UFRGS, a direita racista e elitista que parasitou o nosso DCE durante o ano de 2010 e que foi pouco citada pelos colegas do PT/PCdoB. 
 
Esperamos contar com os colegas para o debate político durante o ano de 2011, mas sem a criação de falácias ou a utilização de métodos que em nada contribuem para o debate de idéias. A luta que queremos travar é em defesa da qualidade do ensino, da UFRGS PÚBLICA E POPULAR, a serviço da classe trabalhadora! 
 
 
Gestão Eleita para o DCE UFRGS 2010/11 – UFRGS Pública e Popular

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação