CONEB da UNE 2010 - “Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar”

             Olá! Se você está recebendo esse papel é porque deve estudar numa universidade que está distante do que sempre imaginou. Olha o quanto gastamos com livros, transporte, xerox, comida, moradia e até com matrículas e mensalidade! Talvez você escolheu um curso que não é bem como pensava, que cobra muito sem oferecer boas aulas, que vê em muitos professores exemplos de péssimos profissionais.
            Bom, se você é um/a estudante e nenhum desses problemas lhe atinge, não precisa ler o resto. Se não, vem com a gente.
            Somos o Levante! Um coletivo de estudantes, um coletivo de movimento, de vida. Somos daqueles/as que não conseguem ficar sentados/as olhando pra tudo isso. Aqueles/as buscam transformar a experiência na universidade em uma coisa diferente. Não fechamos os olhos para as desigualdades que afligem os/as jovens e toda a população.
Lutamos por democracia, pluralidade e diversidade na educação brasileira. Uma educação que combata nossa cultura machista, que combata a homofobia e o racismo e contribua para libertar e conscientizar. Que se oponha a qualquer hierarquia, o autoritarismo do mérito, a hipocrisia dos títulos. Uma universidade para todos e todas, de forma igualitária, totalmente livre!    
Nossos sonhos não nos fazem esquecer nossa realidade, mas só ajudam a ter mais força para transformá-la. Hoje, 90% dos/as jovens com idade universitária não tem acesso à educação superior. O Novo Vestibular é uma farsa montada pelos Governos de propaganda, palavras bonitas e práticas vergonhosas. O acesso pequeno ainda é pior para quem não tem grana para pagar livros, refeições, transporte, moradia ou cursinhos. Os que resistem trabalhando em estágios não conseguem viver uma experiência de fato universalizante.
Já deu pra perceber... os problemas que você enfrenta na sua sala de aula são os mesmos que vivemos em cada canto do Brasil. Para combatê-los, precisamos também de ações nacionais.
É dessa ideia que, em Outubro, construímos, com estudantes de todo o país que se organizam nacionalmente ou em suas universidades, o Seminário Nacional de Educação, em Uberlândia. Pensamos várias ações e iniciativas para construir no presente o que queremos para o futuro.
Não queremos ficar em brigas mesquinhas de grupos políticos que só pensam no tamanho do seu umbigo. Queremos um movimento estudantil que pense e construa com todos/as os/as estudantes.  Vamos juntos construir debates, calouradas, passeatas em todo o país. Queremos organizar um plebiscito nacional, uma campanha por uma outra universidade, com qualidade no ensino, com pesquisa e extensão, 100% gratuita e que pense formas reais de ampliar o acesso e a permanência dos/as estudantes.
De agora em diante, você é chamado para participar do CONEB da UNE. O que é isso? É um congresso promovido pela União Nacional dos Estudantes que reúne Centros e Diretórios Acadêmicos de todo o Brasil para discutir e organizar formas de intervir na nossa realidade, encontrar outros estudantes do país que também lutam nas suas universidades.
Primeiro queremos que você participe do movimento estudantil. Se você faz parte de um Centro Acadêmico, ou quer fazer, esse é um bom primeiro passo (ou segundo, terceiro, enfim...).
Segundo, somos um Coletivo Nacional com gente que fala “oxente” até gente que fala “bah”, sem esquecer dos que falam “porrrta” e “coé, mermaum!”), juntamos nossas experiências e sonhos numa construção maior. Chamamos você para se juntar a nós e tornar esse horizonte ainda mais radiante. Uma nova sociedade e universidade começam por algum lugar.
Não será fácil construir tudo isso, e são poucos os espaços. Para piorar, a atual direção da União Nacional dos Estudantes não faz nada para ajudar e ainda quando pode atrapalha que diversos/as estudantes corram atrás do prejuízo e levantem essas bandeiras com muito suor e coragem. Essa é a nossa batalha do dia a dia e você está convidado/a a se indignar. Vamos juntos/as?!

Coletivo Nacional Levante
CONEB da UNE 2010 - RJ, de 15 a 17/01

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação