Sobre Racismo


 Ajudei a Karen Polaz com algumas dicas de links nesse post: Machismo e racismo dentro e fora do BBB. Um desses links é uma reportagem sobre desemprego entre negros e pardos.

Entre os comentários que não foram aprovados apareceu a seguinte pérola:

Você pode ser formada no que for, mas não sabe interpretar estatísticas. Negros são mais desempregados por RACISMO? Que bacana. O fato de negros serem 80% dos jogadores da NBA e 60% da NFL (duas ligas que mais pagam aos jogadores no mundo) é o quê? Anti-racismo? Racismo contra os brancos jogadores de basquete?

Comentei no Facebook, como é interessante que as pessoas não percebam o quanto há racismo neste comentário, que limita e acha que já está muito boa a atuação dos negros no mercado de trabalho. A Luciana Rocha me mandou uma das melhores respostas sobre racismo que já vi:

Mimimi dos negros, não existe racismo! Na verdade os negros são supervalorizados!
Também me incomoda essa supervalorização. Já não basta todos os presidentes do país terem sido negros, já não basta que 87% do Congresso brasileiro é de negros, já não basta que o governo só escuta religiões afro-brasileiras e não dá a mínima bola para bispos católicos brancos em greve de fome, já não basta a maioria dos universitários serem negros, os negros viverem mais do que os brancos e serem menos vítimas de violência e quase toda propaganda ser estrelada por modelos negros e mais, eles controlam 72% do PIB brasileiro. Não agüento mais os negros controlando a FIESP em Sp e que tenhamos que estudar só História da África na escola e nada de Europa branca. Não agüento estes feriados por Oxalá, Ogum e Iemanjá.
Chega! Vamos nos unir e lutar pelos brancos neste país de exclusão dos brancos! Chega da polícia só bater nos brancos! Chega de negros reitores, governadores, delegados, bispos e papas! Basta do Imperialismo de Gana, Senegal e Angola! Todo poder aos excluídos!!!
O governo Lula deveria indicar ao menos um branco para seu governo! Abaixo a discriminação. Vamos levantar a moral dos brancos humilhados e explorados por este domínio de 500 anos! Os brancos devem ter direito a morar nos Jardins, no Leblon e em outros bairros de elite também!”

O autor do comentário acima chama-se Leandro. De acordo com o Pedro, o comentário foi feito na comunidade História, do Orkut, em resposta a um sujeito que perguntava por que essa atual “supervalorização” dos negros. Imagina, gente, 80% dos jogadores da NBA são negros! Cadê o racismo que tava aqui?

Texto de Sta. Bia, em Groselha News

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação