População reverencia líder da liberdade no Brasil, Zumbi dos Palmares


Dia da Consciência Negra tem comemoração especial em União dos Palmares, onde Zumbi virou herói da resistência


Comunidade e movimento negro prestam homenagens neste 20 de novembro ao líber da liberdade Zumbi dos Palmares
Comunidade e movimento negro prestam homenagens neste 20 de novembro ao líber da liberdade Zumbi dos Palmares
União dos Palmares recebe, hoje, 20 de novembro,  Dia da Consciência Negra, as principais comemorações referentes a data. São grupos religiosos, quilombolas, integrantes do movimento negro, autoridades e a população  prestam homenagens ao herói da resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares.
Ainda pela madrugada, religiosos de matriz africana fizeram oferendas na Serra da Barriga, seguidos pelo  ato Ìségún Káwójuba, cortejo de reverência e saudações aos antepassados, marcando assim a abertura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no alto da Serra da Barriga.
Às 8h, haverá a XXX Corrida da Consciência Negra, saindo da Prefeitura Municipal de União dos Palmares até a Serra da Barriga; na sequência, às 9h, o Parque Memorial receberá homenagens aos heróis quilombolas, seguido da Grande roda da Paz, dentro da programação da Rota da Capoeira.
Por volta das 14h, será inaugurada a Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça de Alimentação, na região central de União, onde também haverá desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte.
À noite, a programação artística encerra as comemorações no Palco 20, na Praça Basiliano Sarmento, onde se apresentam as bandas Raízes de Zumbi e Tribo de Jah (MA) e o cantor jamaicano Clinton Fearon.
As ações do Mês da Consciência Negra são promovidas pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, em parceria com o Governo de Alagoas e a Fundação Cultural Palmares.
Na capital
Na capital alagoana, o projeto “Acorde para Natureza” leva música ao Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro. Dessa vez, o público vai desfrutar do ritmo baiano do cantor Igbonan Rocha, que apresentará o show “Coisa de Nêgo”, numa homenagem ao mês da Consciência Negra.
Às 10h, a idealizadora do projeto, Cris Braum, fará uma discoteca de música clássica. O início da apresentação de Igbonan Rocha está previsto para as 11 horas. Das 12h às 13h, a música clássica voltará a animar o público presente.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação