Cristal e prefeitura discutem desapropriações

A partir das 19h30min desta terça-feira, moradores do Cristal e representantes da prefeitura estarão reunidos para debater alternativas às desapropriações de terrenos no bairro. A medida tomada pelo governo municipal pretende garantir áreas para as famílias que terão de sair das margens da futura Avenida Tronco.

Os moradores do Cristal alegam que a chegada de novos moradores poderá superpopular o bairro que já enfrenta problemas de infraestrutura, trânsito e transporte. Os donos dos terrenos desapropriados também reivindicam suas propriedades porque teriam planos para casa área, em alguns casos, projetos que estariam até aprovados pela prefeitura. O encontro ocorre na Sociedade Amigos do Cristal (SAC), na Rua Curupaiti, entre a Butuí e a Inhanduí
 
Detalhe importante, não são novos moradores, os terrenos discutidos ficam a aproximadamente 3 quadras da área a ser desapropriada.
Eu moro no bairro desde 1998 e os terrenos a serem desapropriados estão vazios desde aquela época.
 
A prefeitura também vinculou alguma coisa:
 
Eu estou apavorada com as coisas que tenho ouvido por aqui.
Está sendo feito um abaixo assinado para NÃO  permitir a realocação da população no bairro, sendo que eles já moram no bairro. Não tem lógica.
Os moradores alegam preocupação com a violência, mas a verdade é que se está formando um novo movimento sanitarista, afinal se eu não vejo a miséria ela não existe, ou até pode existir, mas não na frente da minha casa....
 
E ai a gente se pergunta porque Porto Alegre é tão criticada, porque a prefeitura faz o que fez na Dique e na Chocolatão e depois coloca outdoors pela cidade apresentando isso como um grande feito. Porque ela tem sim a concordância de boa parte da população. Isso me envergonha.
 
Att.
Fernanda Escobar
Estudante Arquitetura UFRGS

Um comentário:

  1. Não tem lógica é "realocar" uma população que mora no bairro porque INVADIU os terrenos, nunca pagou Iptu, nunca pagou luz, condomínio ou o que quer que seja. E agora vai ganhar casas de mão beijada onde nossas famílias suaram para poder comprar um terreno, construir ou adquirir uma casa e apartamento e pagar seus impostos religiosamente. Talvez quando vier a baderna, sujeira e violência ao bairro entendas melhor o "projeto" da Prefeitura para o bairro Cristal. Caso te interesses em conhecer a causa mais profundamente, sugiro que compareças à Assac, na rua Curupaiti, às segundas-feiras, 19h30min, quando o assunto vem sendo debatido com a população do bairro. Isso AGORA, pois até então somente os moradores da Vila Tronco sabiam da novidade, os demais moradores foram pegos de surpresa, e os proprietários da áreas sorrateiramente tiveram seus terrenos tomados porque a prefeitura tem pressa em não perder a grana da Copa e precisa de terrenos REGULARIZADOS, com todos os impostos em dia para, apressadamente, concluir seu projeto. Mas o melhor meio de conhecer a realidade DE FATO é PARTICIPANDO, como toda a comunidade de "burgueses" do Cristal tem feito. E saibas...tua opinião é a da minoria, colega urguense. Em tempo: a Prefeitura só pode VEICULAR alguma notícia, e nunca VINCULAR.

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação