Ato em defesa dos 10% do PIB para a educação e em apoio aos estudantes chilenos

Na manhã de quinta feira, dia 18/08 saíram às ruas mais de 500 estudantes, integrantes de movimentos de juventude, movimento estudantil universitário e secundarista, em defesa de uma educação pública e de qualidade e em apoio à luta dos estudantes chilenos. A manifestação teve seu início no parque moinhos de vento e seguiu até a frente do consulado chileno em Porto Alegre. Esse ato foi muito emblemático, principalmente pelo fato de estudantes de escolas e universidades públicas estarem caminhado no metro quadrado mais caro da cidade, passando em frente a grandes bancos e corporações para deixar seu recado; o recado de que basta da exploração do homem pelo homem, que queremos o fim da lógica do lucro que coloca o dinheiro à cima das pessoas, dizendo basta para a cultura de quem procura manter uma sociedade de privilégios entoávamos cantos reivindicando uma sociedade em que os direitos sociais sejam respeitados.

Dentre esses direitos o ato direcionou-se principalmente a um. Os 10 % do PIB para a educação, e aqui não se trata de conquistar um direito, pois este direito está previsto na Constituição Federal de 1988. O que se reivindicava então é que os governos deixem de ignorar esse direito e respeitem a constituição à qual respondem. É um consenso em nossa sociedade que o caminho para uma transformação social, para uma vida mais digna, passa necessariamente por uma educação melhor; mas precisamos exigir o fim da demagogia, exigir que nossa constituição seja respeitada, e que esse direito tão fundamental seja concedido ao povo. É nesse sentido que nos unimos às lutas dos estudantes chilenos, que vem protagonizando as maiores manifestações do país desde a época da ditadura. Sua reivindicação é a educação gratuita, num país que possui altos índices de privatização e cobrança de taxas nas universidades públicas. A cada 10 estudantes chilenos, 7 têm que estudar na rede privada, e aqueles que conseguem chegar ao ensino público são reféns de altas taxas para se matricular, o que acaba por resultar num grande número de endividados e inadimplentes. Saímos às ruas para mostrar que somos solidários as lutas contra a lógica do lucro, contra a ditadura do dinheiro, em qualquer parte do mundo. A luta estudantil e dos trabalhadores é uma só em todo o mundo. Por isso também entoavamos gritos em defesa da Greve dos Técnicos/Servidores Federais, que vai fazer três meses, e o Governo Dilma sequer sentou para negociar. O pior é que o reajuste de 2011 já foi perdido e o de 2012, se o governo não sentar até 31/08, vai passar em branco. Sem contar a PL549 que preve o congelamento dos salários por 10 anos!! Todo apoio à greve dos servidortes da UFRGS e UFSCPA. 
É importante que estejam unidas as pessoas que não aceitam mais essa lógica que nos esta levando a grandes problemas sociais e também ambientais, não precisa ser assim, um mundo mais justo e igualitário é possível. Nós do Movimento Contestação agradecemos a tod@s @s companheir@s que estiveram com a gente em mais uma luta, tanto das escolas de Porto Alegre como da região metropolitana, como o DCE UFRGS e os movimentos de juventude (Juntos, Vamos à Luta e ANEL). A máquina é grande e há muito o que percorrer. Seguimos em frente na luta, levante-se e conteste você também!!! 
Venha ser parte do nosso movimento de juventude, entre para o Contestação você também!!!
Nos escreva: movimentocontestacao.rs@gmail.com








Vídeo 1 - Ato em defesa dos 10% do PIB para a educação e em apoio aos estudantes chilenos


Vídeo 2 - Ato em defesa dos 10% do PIB para a educação e em apoio aos estudantes chilenos


Vídeo 3 - Ato em defesa dos 10% do PIB para a educação e em apoio aos estudantes chilenos


Vídeo 4 - Ato em defesa dos 10% do PIB para a educação e em apoio aos estudantes chilenos

http://www.youtube.com/watch?v=L9XlnT8S9l4

 

Vídeo 6 - Ato em defesa dos 10% do PIB para a educação e em apoio aos estudantes chilenos



0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação