Em novo protesto contra o DCE, alunos da PUCRS bloqueiam Av. Ipiranga por cerca de 30 minutos
Sequência de mobilizações contra o diretório começou na semana passada
Mobilização ocorreu entre 21h30min e 22h no sentido centro-bairro
Foto:Genaro Joner / Agencia RBS
Em um novo protesto contra a atual gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE), centenas de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) bloquearam a Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, por cerca de 30 minutos. A via ficou fechada das 21h30min até pouco antes das 22h no sentido centro-bairro, de acordo com a Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC).
Às 22h30min, a situação estava normalizada. A sequência de mobilizações começou ainda na semana passada. Na noite de ontem, alunos contrários e favoráveis à atual gestão do diretório entraram em confronto. Quatro pessoas ficaram feridas e outras quatro foram detidas pela Brigada Militar, acionada para conter a confusão dentro da Faculdade da Educação (prédio 15). O motivo dos protestos, conforme alunos, é a eleição para definir os representantes em um Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiânia. Organizado pelo DCE, o pleito estava sendo realizado nesta segunda-feira. PUCRS quer evitar interferir na política estudantilEm nota divulgada na tarde desta terça-feira, a PUCRS informou que evita interferir na "política estudantil". A universidade justifica a posição no fato de os centros acadêmicos terem personalidade jurídica prevista em estatuto e regimento. "O posicionamento que a Universidade tem mantido em relação às ocorrências prende-se ao fato de que os centros acadêmicos têm personalidade jurídica prevista em Estatuto e Regimento, o que lhes garante autonomia em suas atividades"."A partir desta concepção, a Universidade tem acompanhado, de forma sistemática, tal representação, propiciando a vivência e o diálogo democrático", completa a nota.No entanto, a PUCRS informa que, com o objetivo de auxiliar na retomada do diálogo, uma nova agenda de encontros está definida com diferentes representações. "Frente aos últimos acontecimentos, nova agenda de reuniões está definida com diferentes representações, visando ao retorno do diálogo", consta no documento. Confira vídeos dos conflitos postados na internet:Na noite desta segunda-feira, membros do DCE e estudantes contrários ao diretório protagonizaram intensa discussão no campus da PUCRS:Em passeata, estudantes cantam o hino do Rio Grande do Sul em protestam contra o DCE da PUCRS:Integrantes saem da sede do diretório do DCE escoltados pela polícia durante manifestação de estudantes: Na porta do DCE, integrantes do diretório e estudantes contrários discutem, em 9 de junho:
- Forúm PRÓ-Cotas UFRGS Pela garantia de continuidade e expansão das Ações Afirmativas na UFRGS
- Projeto Universidade Pública Tô Dentro
-Organização do Ato "Basta de Violência, queremos Paz"
Manifestação dos Estudantes Internacionais Africanos contra a violência na Guiné Bissau.
Ideologias Políticas e Movimentos Sociais
Participação do Movimento Contestação no Colóquio, organizado por Grupo de Pesquisas do PPG de Ciências Sociais da Unisinos
Projetos
Lei do Grêmio Livre
Apoiamos o Avante Educadores!
Todo nosso apoio aos trabalhadores em Educação!
Somos trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Rio Grande do Sul, e nos organizamos para ser mais um instrumento à serviço da luta por uma Educação Pública de Qualidade e Popular; para que se construa um Ensino Crítico que busque a emancipação do ser humano, formando pessoas para a ação democrática voltada à construção de uma sociedade sem explorados nem exploradores.
0 comentário(s):
Postar um comentário
Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.