NOTA DE REPÚDIO DA REGIONAL 8 SOBRE A TRAGÉDIA DE REALENGO

Descaso com a dor da comunidade

Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro estiveram presentes aos Cemitérios e prestaram sua solidariedade às famílias, aos colegas, professores e demais profissionais da escola vítimas da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira. Foram momentos de muita consternação.

O que mais surpreendeu a todos foi à indiferença com que a Prefeitura através da Secretaria de Educação tratou o dia dos sepultamentos das crianças, uma vez que não determinou a suspensão das aulas, nem ao menos na região de Realengo.

As autoridades desconsideraram por completo o fato de que as alunas e os alunos vitimados podem ser oriundos das escolas vizinhas, em se tratando de unidade escolar que atende ao segundo segmento do Ensino Fundamental.

Alguns de nós acreditávamos que o Prefeito em sua fala durante a entrevista coletiva teria garantido a suspensão das atividades da sexta-feira quando afirmou “não teremos aulas amanhã” já que era óbvio que não poderia haver atividades naquela unidade.

Profissionais das escolas de todo o país tiveram que buscar forças para enfrentar o dia de trabalho após o ocorrido dia 7. Sobretudo, professores, funcionários e alunos das escolas no entorno da tragédia, que foram obrigados a recolher seus pesares e temores, para cumprir mais um dia letivo.

Maior indignação nos causa a posição insensível da 8ª CRE que deveria ter tomado a postura solidária de garantir um dia de luto para todos que enfrentamos diariamente a realidade de abandono e insegurança de nossas escolas.

É preciso repudiar a ‘blindagem’ imposta pela Prefeitura aos familiares das vítimas que seguem a orientação de não dar declarações, tarefa que está sendo ‘delegada’ aos assessores de comunicação do governo. E ainda repudiar a prática da ‘mordaça’ nas unidades escolares que impede a população de tomar conhecimento da rotina de violência vivenciada nas escolas.

Solidarizamos com todos que direta ou indiretamente sofreram com a tragédia ocorrida na E.M. Tasso da Silveira. Exigimos: melhores condições de trabalho, mais segurança, trabalho e ensino para todas as escolas da rede, chamada de todos os concursados aprovados nos concursos de magistério, merendeiras e agentes educadores, assim como abertura imediata de concurso para agente de portaria e todas as funções técnico-administrativas.

Sabemos que nem a plena lotação da rede impediria a barbaridade ocorrida em Realengo, mas diminuiriam em muito os vários episódios de violência que presenciamos todos os dias em nossas escolas.

SEPE- REGIONAL 8

e-mail: sepe@seperegional8.org.br

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação