Mãos imperialistas, soltem a Líbia!

050311_hillary_kadafi

World Socialist Web Site - [Patrick Martin, Tradução de Diário Liberdade]
O poder estadunidense e europeu está se encaminhando para a intervenção militar na Líbia. Estão procurando explorar um levante popular legítimo contra poder de Muammar Kadafi, estabelecido há 41 anos, antecipando qualquer possibilidade de uma radicalização maior no regime emergente e instalando um governo de marionetes à moda colonial no lugar da ditadura desacreditada.


O ritmo de mudança na política americana, em particular, é extraordinário. Washington saiu de um relativo silêncio sobre o movimento contra Kadafi para encabeçar a intervenção externa.


Como em todas as operações americanas na região, o motor do interesse tem sido a tentativa de exercer controle sobre o país, que é um dos maiores produtores de petróleo e a busca por pontos estratégicos mais amplos para o imperialismo americano no Oriente Médio e Norte da África. As forças militares imperiais instaladas na Líbia, poderiam estar numa posição favorável para influenciar o curso do Egito, Tunísia, Argélia e Marrocos, todos em crise hoje, bem como o Saara no Sudão, Chade e Nigéria.


O Restante da matéria pode ser acessado na íntegra em:
http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12957:maos-imperialistas-soltem-a-libia&catid=241:direitos-nacionais-e-imperialismo&Itemid=156

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação