Mostra de Artes Visuais na Calourada UFPel

ARTE POR TODA A PARTE

Agir localmente, pensar globalmente
Mostra de Artes Visuais




O eixo condutor da Mostra de Arte Arte de Toda a Parte – Agir localmente, pensar globalmente assim se determinou pela intensa chegada de estudantes oriundos de diferentes locais do país, trazendo consigo diferentes percepções e cargas culturais. Pensando nisso é que estamos propondo pensar as formas como essas interferências têm afetado e modificado – ou não - o cenário cultural em Artes Visuais da cidade.
Pensando historicamente, foi a partir da segunda metade do século XX que sucederam-se diversas mudanças a nível mundial, transformações produtivas, financeiras, demográficas e tecnológicas, que acabaram por fazer com que distintos grupos ampliassem seus contatos. Dentre essas mudanças, poderíamos citar a produção mercadológica transnacional, os deslocamentos populacionais em grande escala e por fim a revolução tecnológica de transmissão de dados por meios eletrônicos. As formulações políticas nacionais e concomitantemente locais, tanto quanto a noção depertencimento ganham um novo sentido, o contato e a interconexão nascem como idéias de um mundo globalizado.
Os encontros proporcionados pela globalização invocam a colisão recíproca, agora em um mesmo lugar e tempo se encontram expressões culturais antes afastadas. Entretanto este contato nunca se conclui, pois entre a dependência das culturas globais -Europa e Estados Unidos - e a afirmação de uma tradição imóvel, cria-se um interstício de recriação e reinserção de uma identidade, adicionado por repertórios simbólicos até então inexistentes.
 A arte local não se trata uma imitação das produções dos grandes centros ou que represente simbolicamente regiões isoladas. Há uma substância crítica em tais trocas que afrouxam os espaços geopolíticos rígidos, assinalando para novas e efêmeras constituições identitárias.
 Um posicionamento local, de construção e reconstrução frente às articulações culturais de partes outras para a reinvenção da idéia de país, de Brasil, incluído a um sistema de valorização patrimonial global, mesmo que subordinados a empresas de países centrais, convertem-se em atitudes ativas, protagonistas de uma arte que se encontra em circulação, abarcada de toda parte pelo mundo contemporâneo.  
Essas trocas e interferências não são novidade no meio das Artes Visuais, artistas de diferentes países e épocas já há muito influenciam as produções do Brasil e também de Pelotas. Mas entendemos que essa é uma discussão importante nesse momento já que estamos agora convivendo mais forte e diariamente com essas percepções. Além disso, é preciso compreender as expectativas de nossos calouros e lhes permitir que tenham espaço para que possam expor seus sentimentos, suas influências e lhes apresentar um primeiro contato com a produção local.
A Mostra ocorrerá durante o período da Calourada - de 04 a 10 de abril na Praça Coronel Pedro Osório.
No dia 06 de abril haverá um passeio com os artistas e público pela exposição e uma discussão acerca do tema.
 Para inscrever seu trabalho confira o edital disponível em http://bit.ly/hBL2Gz e participe! 
Qualquer dúvida ou negociação escreva para calouradaufpel@gmail.com

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação