Indústria do cinema está "despencando" como a da música

ALEX DOBUZINSKIS
DA REUTERS, EM LOS ANGELES

Na semana do Oscar em Hollywood, a champanhe corre solta nas várias festas para celebrar o maior prêmio do cinema no mundo. Porém, quando a indústria cinematográfica acordar de ressaca após as premiações de domingo, terá de enfrentar a dura realidade.
As tecnologias digitais estão mudando com rapidez a forma como os filmes são entregues aos consumidores. As vendas de DVD continuam a despencar sem nenhuma luz no fim do túnel. O público dos cinemas caiu 23 por cento até agora em 2011, em comparação com o mesmo período de um ano atrás. Nem mesmo o 3D salva.
Os analistas afirmam que os realizadores e distribuidores de filmes precisam se adaptar ao comportamento do consumidor que muda rapidamente em uma época em que o entretenimento é barato e disponível na Internet. Muitos em Hollywood concordam e trabalham para mudar. Mas novas formas lucrativas de negócio aparecem muito lentamente e a consequência poderá ser uma indústria em declínio de forma parecida como a indústria da música nos anos 2000.
"As tendências que observamos hoje são similares em várias formas, embora eu não acredite que sejamos como a indústria da música", disse Mitch Singer, diretor de tecnologia da Sony Pictures Entertainment. "As receitas estão caindo, as pessoas estão encontrando outras maneiras de acessar nosso conteúdo", afirmou ele.
O público dos cinemas nos EUA e no Canadá até agora este ano caiu para 173 milhões de ingressos vendidos, em comparação com os 225 milhões para o mesmo período em 2010 --um decréscimo de 23%, de acordo com a empresa Hollywood.com Box Office.
Para piorar, os consumidores compraram apenas US$ 10 bilhões em produtos de entretenimento em vídeo em 2010, em comparação com os US$ 14 bilhões de 2004, quando o mercado de DVD estava "bombando", informa o IHS Screen Digest.

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