UFPel - Relatoria da 1ª Reunião Geral Aberta do DCE - UFPel

            Aos vinte dias do corrente mês, aproximadamente às vinte e duas horas e trinta minutos, iniciou-se a primeira Reunião Geral Aberta do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas – Gestão Todas as Cores –, com a presença de alunos dos cursos de Agronomia, Ciências Sociais, Direito, Economia, Filosofia, Geografia, História, Letras e Química, abordando a seguinte pauta:
  
1 – Informes Gerais
2 – Segurança ICH
3 – Transportes Públicos
 3.1 Transporte Público Capão do Leão
 1. Informes Gerais
 (1.1) Relatou-se a respeito da lei de meia entrada, em virtude de acontecimentos ocorridos durante a venda de ingressos do show do Zeca Pagodinho, onde havia disponibilidade de ingressos com 50% de desconto apenas em alguns setores do evento, bem como a decorrente recusa em realizar a venda de ingressos com esta característica. Sugeriu-se, então, que se ingressasse com uma representação frente ao Ministério Público Estadual contra a Prefeitura de Pelotas e as empresas que descumpriram os dispositivos que regram sobre o assunto, os quais foram apresentados durante a reunião. Elaborou-se uma comissão responsável pela elaboração deste documento.
(1.2) Informou-se que os veículos de informação virtual do DCE já estão em funcionamento, a saber: Perfil do Orkut, Perfil do Facebook e Twitter.
(1.3) Relatou-se sobre a entrega do ofício referente ao transporte para o Congresso Nacional das Entidades de Base da UNE /Encontro Nacional de Estudantes da Filosofia e 7ª Bienal das Artes.
(1.4) Relatou-se que o chefe de gabinete propôs que se fizesse uma discussão com todos os pró-reitores, sendo que o próprio Coppola irá organizar essa reunião.

 2. Segurança ICH
 (2.1.1) Sabe-se que a questão da violência urbana abarca uma série de problemáticas sociais, as quais são em sua maioria reflexo da má atuação do Estado frente à sociedade. Entretanto, cabe à entidade representativa dos estudantes garantir, ao menos, que as reivindicações sobre a ausência de segurança na área do ICH e arredores seja ouvida. Dessa forma, encaminhou-se um ofício à 1ª Companhia da Brigada Militar, que se comprometeu em atender esta demanda passando a atuar mais efetivamente no local, através de vigilâncias periódicas e contínuas efetuadas através de viaturas da Brigada Militar.

 3. Transporte Público Municipal
 Em vistas do eminente aumento da passagem do ônibus, nas férias, propõe-se a organização de uma nota pública em repúdio ao aumento, traçando um panorama do problema do transporte público em Pelotas. Juntamente, será encaminhado um documento que atente ao fato de não haver ônibus que circule entre os bairros e o Campus Anglo. É indispensável também o acompanhamento das discussões referentes ao tema. Por fim, encaminhou-se que, durante a Calourada 2011, organize-se um painel que discuta a questão de transporte de forma ampla.

     3.1 Transporte Campus
 Debateu-se sobre a questão da superlotação dos veículos que realizam o transporte ao Campus Capão do Leão, atentando ao fato de que quando há fiscalização presente no local não se verifica tal acontecimento. Entretanto, na maior parte dos dias não há fiscalização, o que acarreta em um transporte superlotado, desconfortável e inseguro. Também foi discutido o fato de que a empresa Santa Silvana não oferta meia passagem aos estudantes. Verificou-se que a pauta do transporte público atinge todas as universidades do estado. Dessa forma, estabeleceu-se a possibilidade de realizar uma manifestação conjunta entre os Diretórios Centrais do Rio Grande do Sul.
     Foi relembrado que a gestão anterior, Quem Vem Com Tudo Não Cansa, publicitou que no ano passado conseguiu barrar o aumento da passagem através da elaboração de um dossiê, construído juntamente ao Diretório Acadêmico Nunes Viana (Agronomia). Sendo assim, cabe uma comunicação com os membros para que este documento seja repassado, bem como os relatos das reuniões com a Metroplan.

Sem mais tendo a tratar, encerrou-se a reunião por volta das 00h30min.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação