CONTRA AS MANOBRAS DA REITORIA E DA DIREITA, GARANTIR A LEGALIDADE DAS ELEIÇÕES PARA O DCE DA UFRGS!

O Diretório Central das e dos Estudantes da UFPB vêm a público manifestar a sua indignação com os últimos acontecimentos relacionados às eleições para o DCE da UFRGS. Longe de significar uma ingerência em assuntos estudantis de outra universidade, nossa posição expressa solidariedade com o movimento estudantil gaúcho combativo, que esteve presente nas lutas por uma expansão de qualidade e em defesa da universidade pública e popular, combatendo a concepção privatista e mercadológica (como foi na luta contra o Parque Científico e Tecnológico). Esse movimento estudantil encontrou os seus inimigos não apenas na reitoria e nos governos, mas também na gestão atual do DCE da UFRGS, capitaneada pelos partidos PP e PSDB. 

Vivenciamos um momento parecido no semestre passado, quando o DEM/Chega de Conversa aprovou as contas de sua gestão num COEBE irregular ocorrido [?] na cidade de Areia e não reconheceu a comissão gestora eleita democraticamente em um COEBE regular, onde estiveram presentes a maioria dos CAs e DAs da UFPB. O ataque que sofreu o movimento estudantil na UFRGS segue o mesmo caminho de desrespeito aos espaços democráticos de deliberação do movimento: após um conselho de entidades onde foi tirado um edital e uma comissão eleitoral, o DCE realizou uma reunião fechada e atropelou o processo todo, coroando uma nova comissão eleitoral e outro edital. O impasse cessou com a intermediação da reitoria, unificando as comissões eleitorais e garantindo a realização de eleições com urna eletrônica nos dias 22, 23 e 24/11.

Infelizmente, manobras por parte de membros da comissão eleitoral e do antigo DCE entravou a utilização das urnas eletrônicas e, como num exercício coordenado, a reitoria nega a lista de estudantes matriculados no segundo semestre de 2010. Tais fatos tornam inviável a realização de eleições verdadeiramente democráticas. Somamos as nossas vozes à dos companheiros que EXIGEM a lista completa de estudantes matriculados no segundo semestre do ano de 2010 e as urnas eletrônicas, conforme acordado anteriormente em reunião com a reitoria.

A defesa de um movimento estudantil radicalmente democrático e transparente é também bandeira de tod@s aqueles que encampam a luta pela universidade pública e popular! 


João Pessoa, dia 19 de novembro de 2010.
 
DIRETÓRIO CENTRAL DAS E DOS ESTUDANTES DA UFPB

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação