,

Ato de Lançamento da Campanha "Universidade Pública, tô dentro!"

Dia 26 de março: Ato de Lançamento da Campanha "Universidade Pública, tô dentro!"



Lançamento do Programa de Extensão da FACED/UFRGS “Universidade Pública, Tô Dentro!”

Data: 26 de março de 2013.
Horário: 9h45min às 11h30min.
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito/UFRGS.

Programação:

Coordenação dos Trabalhos: Rejane A. Aretz
Estudante de Políticas Públicas da UFRGS / Coordenadora do Movimento Contestação / Bolsista Voluntária do Programa.

9h45min – Acolhida dos convidados, autoridades, entidades e escolas, com atividade cultural.
10h – Ato de lançamento do Programa.
Mesa:
Magnífico Reitor Carlos Alexandre Netto – Reitor da UFRGS; 
Senhor Dr. Angelo Ronaldo Pereira da Silva – Pró-Reitor de Assuntos Estudantis (PRAE);
Senhor Dr. I-Juca Pirama Gil – Chefe do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação (FACED) / Coordenador do Programa;
Senhor Dr. Miguel Velasques – Coordenador do Centro de Apoio de Direitos Humanos do Ministério Público (MP/RS); 
Estudante Marlise Paz – Cotista Étnica da UFRGS / Coordenadora do Movimento Contestação / Bolsista do Programa.

Depoimentos:
Dois estudantes da UFRGS Cotistas;
Equipes Diretivas, Coordenações Pedagógicas, Professores e Estudantes das Escolas Públicas Estaduais onde o Programa está em execução.

11h – Apresentação das próximas Ações do Programa
11h20min. – Encerramento.

Observações relevantes:
A expectativa é de reunir cerca de 300 estudantes acompanhados de professores e equipes diretivas das escolas públicas de Porto Alegre, tendo como eixo central as escolas próximas do Direito da UFRGS, como Instituto de Educação, Júlio de Castilhos, entre outras. Além de representação das escolas públicas de periferia a exemplo da Monsenhor Leopoldo Hoff, que atende estudantes do Bairro Bom Jesus. 


1- As Ações Afirmativas visam ampliar o acesso a universidade frente a uma histórica exclusão social da população de baixa renda e grupos étnicos que, se concluem a educação básica, na maioria das vezes não chegam a universidade. No entanto, constatamos, como o relatório da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (2008-2012), que as vagas destinadas às cotas não foram totalmente
preenchidas, em especial as de corte social/étnico, provavelmente devido à falta de informação e estímulo à ocupação das mesmas pelo público alvo. Assim, este Programa pretende incentivar estudantes oriundos de escolas públicas, participantes do mesmo, ao ingresso no Ensino Superior público, bem como contribuir com o completo preenchimento da reserva de vagas.

2- Em 2010, um grupo de jovens da própria UFRGS, integrantes do Movimento Contestação – Movimento social de juventude trabalhadora e filhos de trabalhadores, verificaram que as cotas sociais e, principalmente, as étnicas não eram preenchidas. No entanto, por falta de divulgação, aqueles que mais necessitam acabam não sabendo desse direito. Daí nasceu o Programa “Universidade Pública to dentro!”. Ele é uma forma de levar a dezenas de escolas a importante informação da reserva de vagas pelas Ações Afirmativas. Neste momento, ele teve um impulso qualitativo ao transformar-se em um "Programa de Extensão da FACED/UFRGS", coordenado pelo professor I-Juca Pirama Gil, sendo possível uma Ação conjunta com a própria UFRGS.

3- O programa tem como objetivo promover a formação de estudantes universitários, estudantes e professores da Rede Pública de Educação Básica a fim de difundir a política de reserva de vagas segundo a Lei n.12.711, de 29 de Agosto de 2012, enfatizando as políticas implementadas na UFRGS.

4- O “Universidade Pública, tô dentro!” é um programa que visa realizar atividades com estudantes, equipes diretivas, professores de Escolas de Ensino Médio da Rede Pública de Educação Básica e estudantes universitários, nas próprias escolas e na Universidade – no caso a UFRGS -, abordando a temática das Ações Afirmativas, bem como as políticas desenvolvidas no que tange a permanência do estudante na Universidade.

5- O Programa "Universidade Pública, tô dentro!" tem duranção garantida, institucionalmente, para os próximos 12 meses. O mesmo já era seguido voluntariamente por jovens integrantes do Movimento Contestação, e assim seguirá caso preciso.

6- Tem material e site de divulgação nas escolas que serão lançados amanhã no evento, os materiais são: cartilha, cartaz e adesivo.

Rejane A. Aretz - (51) 97262086 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação