Colômbia: Estudante morre durante protesto realizado por universitários


131011_colombia2Agência Pulsar - Jean Farid Chang morreu durante uma mobilização de estudantes universitários na Colômbia. A marcha rechaçou o projeto de Reforma da Educação impulsionado pelo governo no país.

A morte ocorreu após a explosão de um artefato incendiário durante o protesto, realizado na cidade colombiana de Cali. Em Bogotá, capital do país, foram registrados conflitos entre a polícia e estudantes. No total, houve 32 marchas em 22 municípios da Colômbia.
Os policiais reprimiram os manifestantes com gás lacrimogênio. Os estudantes responderam a agressão com pedras e explosivos caseiros. Depois da mobilização, foram contabilizados 70 feridos. Cinco deles foram lesionados em Bogotá enquanto a polícia prendia 20 estudantes.
Nesta quarta-feira (12) os universitários colombianos entraram em greve. Durante os protestos ressaltaram que pretendem permanecer em assembleia permanente. Eles lutam por autonomia e democracia universitárias.
Os estudantes rejeitam a proposta de Reforma da Educação no país. Segundo eles, a iniciativa do governo colombiano visa privatizar a educação pública. Os estudante pedem pela criação de um novo instrumento legal que contemple os jovens sem acesso ao ensino na Colômbia.
No entanto, o governo colombiano afirma que não vai alterar o projeto de Reforma da Educação Superior. A proposta já foi apresentada no Congresso da República do país.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação